SIC

Carreira de 80 anos de Ruy de Carvalho assinalada com exposição

30 painéis, alguns dos quais com duplas imagens, de um percurso de 80 anos constituem a exposição "Retratos contados de Ruy de Carvalho: fotografias de arquivo do D. Maria II", inaugurada na passada terça-feira, dia 15, em Lisboa.

Com Lusa

A mostra é um "itinerário fotográfico que abrange alguns dos momentos mais emblemáticos da carreira de Ruy de Carvalho", disse à agência Lusa Nelson Mateus, curador da mostra que pretende homenagear o ator, de 95 anos de idade e 80 de carreira.

A fotografia mais antiga que é exibida nesta mostra data de 1962 e retrata o ator com a atriz Carmen Dolores, na peça "Os três chapéus altos".

Já a imagem mais recente data de 2009 e retrata Ruy de Carvalho e Virgílio Castelo, quando contracenaram na peça de Ronald Harwood "O Camareiro", que aborda os bastidores do teatro, numa encenação de João Mota.

Pelo menos 50 fotos, umas a preto e branco e outras a cores, fazem parte da exposição montada na primeira ordem do teatro, no corredor que dá acesso à sala Garrett e que integra apenas imagens de arquivo do Teatro Nacional D. Maria II, disse Nelson Mateus.

O incêndio que na madrugada de 2 de dezembro de 1964 quase destruiu todo o teatro dificulta a existência de fotos mais antigas de Ruy de Carvalho a representar no D. Maria II, onde se estreou profissionalmente em 1947, referiu Nelson Mateus.

O curador avançou à Lusa que pretende que esta exposição seja itinerante ao longo de 2023, acrescentando que, a todo o momento, serão acrescentadas mais imagens do ator, sobretudo as que deram origem a uma exposição sobre a sua vida e obra, patente no início deste ano no Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais (TEC), bem como dos espetáculos que representou no Politeama.

"A ideia é criar uma linha do tempo de todas as fotos de arquivo e que, através da mostra sobre Ruy de Carvalho, se possa recordar outros grandes nomes do teatro português, como Fernanda Borsatti, Curado Ribeiro, Eunice Muñoz, Armando Cortez, entre tantos outros", referiu.

A mostra ficará patente até 30 de novembro.

Relacionados

Patrocinados