No Instagram

Figuras públicas reagem a escândalo do futebol: "Muita gente abandonou aquele campo de mão dada com Marega"

Várias foram as figuras públicas que recorreram às redes sociais para se mostrarem solidários com avançado do F.C do Porto Marega, após este ter sido vítima de insultos racistas.

"Acredito que muita gente, por essas casas fora, abandonou aquele campo de mão dada com Marega. Por favor sejamos todos dignos da imensa coragem de Marega. Não permitamos que dourem a pílula, não aceitemos discursos ocos , desculpabilizantes, negacionistas. Acredito que muita gente , por essas casas fora, abandonou aquele campo de mão dada com Marega em total indignação e solidariedade com o ataque de que foi alvo. Eu agradeço -lhe a coragem e tudo farei para dar visibilidade à luta contra o racismo, venha ele de onde vier. Todos juntos faremos a diferença", escreveu Rita Ferro Rodrigues.

Por outro lado, Pedro Ribeiro, numa legenda sucinta, mostrou a sua indignação: "O que aconteceu hoje em Guimarães é abjecto, e deve ser condenado por adeptos e dirigentes de todos os clubes. Um abraço ao Marega". 

Já o músico Carlão manifestou-se com as seguintes palavras: "Se fazer parte de uma claque que entoa cânticos racistas e estás ok com isso, és racista. Simples."

"Vão-se f*der! Quando dizem que o racismo não existe, quando dizem que em Portugal e no Mundo não é GRITANTE a desigualdade e a humilhação! Vão-se f*der quando em vez de punirem uma claque e um clube penalizam um jogador que se está a revoltar e a NÃO aceitar um comportamento INACEITÁVEL. Tenho VERGONHA destas pessoas e desta arbitragem. Vão-se f*der quando não dão a voz a uma causa só porque não vos toca a vocês. A EMPATIA É O MOTOR DA MUDANÇA. Não é só o ódio de quem grita que é o problema, é o silêncio de quem assiste. Devemos exigir TODOS que a Liga tome uma atitude. Marega, é preciso ter balls para não deixar que a nossa profissão se sobreponha à nossa dignidade. Estamos contigo", foi a publicação de Carolina Deslandes, face à polémica.

Também o namorado da cantora, Diogo Clemente, decidiu reagir: "Futebol: Se os meus desejos se cumprissem o futebol português tinha uma intervenção internacional e era interdito por duas épocas. Para baralhar e voltar a dar. Para esfregar bem a cara na vergonha que é a soma de acidentes ímpares nos últimos anos no futebol português que nos proporcionam promoção internacional pela negativa.Racismo: já nem os cães usam disso. Aos doentes que provocaram isto não se pode dizer nada. Não são nada. Reduzem-se a lixo, nada. No entanto à direção de campo e de jogo do Vitória digo que há uma extrema falta de vergonha e o assumir o racismo interno por não actuarem durante tanto tempo de ofensas. Miserável. Marega, és maior e mais nobre que isto". 

Dino d'Santiago utilizou uma citação de Martin Luther King, deixando bem clara a sua posição: “'O que me preocupa não é o grito dos maus...mas o silêncio dos bons'".

Relacionados

Patrocinados