Anos antes da estreia da primeira temporada dos "Morangos com Açúcar", houve outra série portuguesa que teve como objetivo retratar o dia a dia dos jovens: os problemas, os amores, as amizades, a relação com os pais... Trata-se de "Riscos", emitida pela RTP, em 1997.
Este produto de ficção ainda acabou por lançar alguns jovens atores - sendo que uns singraram nessa carreira e outros não. A que mais se destacou foi Paula Neves, que, na série, dava vida à tímida Maria João. Desde então, a atriz tem somado outras séries e novelas ao currículo, com destaque inevitável para "Anjo Selvagem".
Ana Rocha - que interpretou a ambiciosa Mariana - também esteve, durante uns tempos, à frente das câmaras em novelas, como "Sonhos Traídos" e "Jura". Já nos últimos anos, Ana Rocha tem apostado num percurso bem-sucedido enquanto realizadora: afinal, a longa-metragem "Listen" tem acumulado importantes reconhecimentos internacionais, como o prémio "Leão de Futuro", de primeira obra, e o prémio especial do júri "Horizontes" no Festival de Cinema de Veneza.
O teatro tem sido a arte na qual Sara Gonçalves - que encarnou a rebelde Rita - se tem destacado. Apesar de afastada dos holofotes, a atriz tem o hábito de partilhar alguns registos do dia a dia, nas redes sociais. Edmundo Rosa - ou o Bruno, da série "Riscos" - também conta com uma presença assídua no Instagram e soma participações em trabalhos, como a novela "Bem me Quer", da TVI.
Mais avessos ao mundo das redes sociais são os outros dois protagonistas de "Riscos": Fernando Martins - o Diogo - e Frederico Ferreira - o André -, que pouco, ou nada, se expõem quer no Instagram, quer no Facebook. No entanto, registos de um encontro de há alguns anos, para celebrar o 20.º aniversário da série, mostram como ambos mudaram desde os tempos de "Riscos".
Veja, agora, como os protagonistas de "Riscos" estão diferentes, na galeria de fotografias que preparámos para si.