No Instagram

Vanessa Martins: "Tive comentários em que a palavra 'prostituta' era a mais simpática"

Nas redes sociais, Vanessa Martins partilhou uma capa antiga de uma revista, de forma a assinalar o dia em que venceu um processo contra a publicação.

"Passaram seis anos, desde a publicação desta capa [...]. Seis anos em que tive a minha vida em suspenso, a minha família atacada, trabalhos cancelados e milhares de comentários, nas redes sociais, em que a palavra 'prostituta' era a mais simpática de todas as escolhidas para se referirem a mim", começou por escrever.

"Com a ajuda do meu advogado, desde o primeiro minuto, lutei na justiça para me defender, com a certeza de que tinha a verdade do meu lado e que esse artigo, além de mentiroso, violava, de forma gritante, os deveres éticos e deontológicos do jornalismo, previstos na lei. [...] É inconcebível que, ainda hoje, uma mulher não possa ter sucesso sem ser considerado que deve esse sucesso a práticas de carácter sexual. Ou porque subiu na horizontal ou porque teve o caminho facilitado por ser mulher [...]", continuou.

"Felizmente, ao fim de seis anos, conseguimos que o Tribunal da Relação de Lisboa, até após recurso da primeira decisão judicial, fizesse constar do acórdão, o seguinte: 'De resto, não foi feita qualquer demonstração da veracidade dos factos noticiados, nem os Réus ensaiaram realmente fazê-la'. São decisões dos tribunais, como esta, que acabam com comentários diminuidores das mulheres portuguesas e que reconhecem a sua efetiva capacidade de serem bem-sucedidas", relatou.

"Hoje, sinto que não fui só eu que ganhei. [...] Hoje, ganhámos todas", rematou.

Marco Costa não ficou indiferente à vitória da mulher e comentou a publicação: "A verdade vem sempre ao de cima!  Foi duro, mas conseguimos!"

Relacionados

Patrocinados