Realeza

No meio de protestos, princesa Leonor faz discurso em catalão nos Prémios Princesa de Girona 2019

A filha mais velha dos reis de Espanha proferiu aquele que foi o segundo discurso público.

Na entrega dos Prémios Princesa de Girona 2019, a princesa Leonor, de 13 anos, foi figura de destaque ao proferir o segundo discurso público, desta vez em catalão, o que teve ainda maior significado, dada a onda de protestos que se vive, atualmente, na Catalunha.

Além de proferir o discurso em catalão, a filha mais velha dos reis de Espanha, usando um fato vermelho, falou, também, em espanhol (castelhano), inglês e árabe.

A princesa Leonor revelou que, desde pequena, os pais lhe falaram, tanto a ela como à irmã, de Girona e da Catalunha "sempre com verdadeiro afeto. Graças a eles, sabemos muitas coisas da história e da cultura catalãs. Como Princesa de Girona, quero honrar a Fundação como merece e levar, com orgulho, o seu nome por toda a Catalunha, pelo resto de Espanha e por todo o mundo."

Presidida pelos reis Felipe VI e Letizia de Espanha, esta foi a estreia da princesa Leonor e da infanta Sofía na cerimónia de entrega dos prémios da Fundação Princesa de Girona, que reconhecem o trabalho de cinco jovens, que se unem aos quase 50 premiados desde 2010.

A chegada da família real foi acompanhada por um forte dispositivo policial, pois, à entrada do recinto, em Barcelona, estava reunido um grupo independentista que protestava contra a celebração e impediu a entrada de alguns convidados.

Assista, agora, ao discurso da princesa Leonor nos Prémios Princesa de Girona 2019.

Relacionados