Devido ao falecimento da rainha Isabel II, na passada quinta-feira, dia 8, a personalidade da monarca tem sido recordada em vários depoimentos.
Um dos que se tornou viral remete-nos para junho. Na altura em que se celebrou o Jubileu de Platina, numa emissão especial da Sky News, Richard Griffin, antigo segurança da rainha Isabel II - que o tratava pelo diminutivo "Dick" -, contou um encontro divertido da rainha Isabel II com dois turistas norte-americanos.
Tudo aconteceu, quando a rainha Isabel II e o guarda-costas passeavam pelas colinas, junto do castelo de Balmoral, na Escócia (onde a monarca viria a morrer), e cruzaram-se com esses turistas, que estavam a fazer caminhadas pelo Reino Unido.
Só que os turistas não reconheceram a rainha e, por isso, perguntaram-lhe onde vivia. Sem revelar a identidade, e com sentido de humor, a rainha Isabel II respondeu que morava em Londres, mas que tinha uma casa de campo ali perto e que fazia férias naquela região há mais de 80 anos.
Sabendo que estavam perto do castelo de Balmoral, um dos turistas quis saber se a rainha Isabel II, alguma vez, tinha encontrado a... rainha!
"Rápida como uma flecha, ela disse: 'Eu não, mas aqui o Dick encontra-a, regularmente'", recordou Dick. Então, ambos os turistas concentraram-se no segurança e quiseram saber detalhes sobre a monarca. "Oh, ela, às vezes, tem mau feitio, mas tem um belo sentido de humor", brincou Dick.
Nesse momento, um dos americanos pôs um braço sobre o ombro do guarda-costas e decidiu registar, para sempre, o momento em que se tinha cruzado com alguém que conhecia tão bem a rainha Isabel II. "Antes que eu pudesse perceber o que estava a acontecer, ele pegou na máquina fotográfica, deu-a à rainha e disse: 'Pode tirar-nos uma fotografia?'"
E a monarca assim o fez. No final, acabou por posar ao lado dos dois turistas, fotografada pelo guarda-costas.
Assim que ambos os caminhantes se despediram, a rainha Isabel II comentou com Dick: "Adoraria ser uma mosca para ver, quando ele mostrar estas fotografias aos amigos na América e alguém lhe disser quem eu sou."
Veja, agora, o vídeo dessas declarações.