MTV Video Music Awards: Madonna causa polémica com tributo a Aretha Franklin

Madonna fez um tributo a Aretha Franklin durante a 35.ª edição dos MTV Music Video Awards, mas acabou a ser criticada por ter centrado o discurso em si mesma.

  • 21 ago 2018, 17:53
Ana Albernaz

Madonna prestou homenagem à 'rainha da soul' que morreu na quinta-feira passada, aos 76 anos. "Ela levou-me até onde eu estou hoje e sei que ela influenciou muitas pessoas nesta sala", afirmou a cantora, que usou o seu acessório preferido nos últimos tempos: uma coroa com chifres de estilo viking.

Num discurso de 10 minutos, Madonna relembrou o início de sua carreira como aspirante a cantora e dançarina, incluindo uma audição no qual interpretou uma versão a capella da emblemática canção “(You Make Me Feel Like) A Natural Woman” de Aretha.

O teste rendeu-lhe um trabalho como cantora em Paris, mas Madonna voltou aos Estados Unidos para aprender a tocar guitarra. "Nada disso teria acontecido sem a nossa dama do soul", disse a cantora, que elogiou o percurso de Aretha Franklin, antes de a MTV exibir um vídeo do início da carreira da 'rainha da soul': "Quero agradecer-lhe, Aretha, por nos empoderar a todas. R.E.S.P.E.I.T.O. Vida longa à rainha".

Imediatamente, nas redes sociais, surgiram críticas ao discurso da 'rainha da pop', que, na opinião de muitos, se centrou mais na sua carreira do que no percurso único de Aretha Franklin.

De seguida, Madonna entregou o prémio de vídeo do ano, pela música "Havana", à grande vencedora da noite Camila Cabello, que recebeu ainda a distinção de Artista do Ano.

A 35.ª edição dos MTV Music Video Awards distinguiu, ainda, com o prémio Michael Jackson de Vanguarda de Vídeo a artista Jennifer Lopez.

Relacionados