urlvisit

José Avillez e Henrique Sá Pessoa entre nomeados para melhor chef

com Lusa
José Avillez na Selfie
Evento junta música com Samuel Úria e gastronomia com Henrique Sá Pessoa
José Avillez e José Cid em um dueto improvável

Prémio internacional The Best Chef será entregue em setembro, nos Países Baixos.

Os chefs portugueses José Avillez (restaurante Belcanto) e Henrique Sá Pessoa (Alma) estão nomeados para o prémio internacional The Best Chef, que será entregue em setembro nos Países Baixos.

Também o austríaco Hans Neuner, que está à frente do Ocean, em Porches, no Algarve, foi nomeado.

Os três chefs, com duas estrelas Michelin, integram a lista de 100 nomeados para a quarta edição do prémio, que foi divulgada nesta terça-feira pela organização.

A distinção, criada pelo italiano Cristian Gadau e pela empresa TBC MediaCorp, pretende dar destaque ao cozinheiro em detrimento do restaurante e a seleção dos nomeados parte de “parceiros independentes” da plataforma.

Segundo a organização, os países com mais candidatos na lista de 2020 são França, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Países Baixos e Reino Unido.

Na edição do ano passado, realizada em Barcelona, o título de Melhor Cozinheiro foi entregue ao sueco Björn Frantzén (Frantzén, Estocolmo), seguido dos espanhóis Joan Roca (El Celler de Can Roca, Girona, três estrelas) e David Muñoz (DiverXO, Madrid, três estrelas).

Depois de Varsóvia (2017), Milão (2018) e Barcelona (2019), Roterdão vai acolher a cerimónia de entrega de prémios deste ano, com um programa de três dias (de 21 a 23 de setembro), que inclui uma conferência sobre o mundo da alimentação e ciência e debates com chefs conceituados, fãs da cozinha e especialistas sobre temas como tradições ou as raízes de diferentes gastronomias.

“Este evento inspirador permite reunir chefs conceituados de todo o mundo, e por isso é a oportunidade perfeita para os visitantes internacionais e os profissionais da indústria estarem a par do que está a acontecer no mundo global da alta cozinha, além de contactarem com os seus pares”, comentou o diretor criativo e fundador do The Best Chef, Cristian Gadau.