Realizador português Abi Feijó entre os novos membros da Academia dos Óscares

O realizador e produtor português Abi Feijó foi convidado a integrar a Academia de Cinema dos Estados Unidos, que atribui anualmente os prémios Óscares.

com Lusa
Abi Feijó
Abi Feijó

O nome de Abi Feijó surge na lista de 849 novos membros, de 54 países, divulgada na segunda-feira, dia 1, pela academia norte-americana.

A Academia de Cinema dos Estados Unidos, que atribui anualmente os prémios Óscares, convidou os novos membros que terão poder de voto na escolha dos premiados.

Abi Feijó nasceu em Braga em 1956, é licenciado em Arte Gráfica e Design, pela Escola Superior de Belas Artes do Porto, cidade onde fundou o seu primeiro estúdio de cinema de animação, Filmógrafo.

Antes, fez um estágio no Office National du Film du Canada, sob a orientação de Pierre Hébert, onde realizou o seu primeiro filme, "Oh que Calma" (1985).

Em 2000 criou a Casa da Animação, centro cultural dedicado ao Cinema de Animação, no Porto, e, mais tarde, a produtora Ciclope Filmes.

Depois da estreia na realização, dirigiu ainda as curtas "A noite saiu à rua" (1988), "Os Salteadores" (1993) - um dos seus filmes mais premiados - ,"Fado Lusitano (1994) e "Clandestino" (2000).

Com Regina Pessoa, que entrou para a academia de Hollywood no ano passado, fez "Estrelas de Natal", em 1998, e, com Daniela Duarte, "Nossa Senhora da Apresentação", em 2016.

Relacionados