TVI

Pedro Benevides sobre convite para novo "Jornal Nacional": "Foi um ótimo presente de Natal"

Numa entrevista exclusiva, concedida à SELFIE, o jornalista Pedro Benevides contou-nos o que se pode esperar da nova versão do "Jornal Nacional".

Como forma de assinalar o 30.º aniversário da TVI, estreia-se, esta segunda-feira, dia 20, o novo espaço informativo da estação de Queluz de Baixo, o "Jornal Nacional", sendo esta uma recuperação do emblemático noticiário da TVI, que foi emitido entre 2000 e 2011.

Numa entrevista exclusiva, Pedro Benevides, um dos pivôs do "Jornal Nacional" contou que esta nova versão herda algumas características do antigo espaço informativo: "As pessoas têm muito presente a imagem da Manuela Moura Guedes, porque ela, de facto, marcou, mas foi um jornal que foi apresentado por vários pivôs. Alguns estão na casa, outros já não estão, mas todos eles deixaram a respetiva marca. Portanto, vai 'beber' dessa herança."

"Vai ter uma atitude que acho que vai ser parecida com aquilo que as pessoas se lembram do 'Jornal Nacional', uma atitude mais provocadora, mais exigente para com os diversos poderes e o que nós queremos fazer é um jornal com que as pessoas se identifiquem, um jornal diferente dos outros", acrescentou.

Pedro Benevides salientou, também, que haverá uma tentativa de conciliar temas da atualidade com "histórias próprias": "O desafio é exatamente esse: nós temos de dar às pessoas atualidade, não podemos deixar de lhes dar isso, porque é o que as pessoas procuram, às 20:00 horas, num noticiário. Ao mesmo tempo, queremos ter histórias com um ângulo diferente daquilo que os outros possam ter e ter histórias próprias e, depois, a própria atitude da abordagem nos diferentes assuntos tenderá a ser um bocadinho diferente dos outros [jornais]."

"O que nós queremos é que, no fim do dia, as pessoas olhem e digam que este jornal é o da TVI. Podem gostar, ou não, mas reconhecer que está a ser feito algo diferente. Mas é claro que queremos que muita gente goste", destacou.

Neste novo desafio profissional, Pedro Benevides formará dupla com Sandra Felgueiras, uma parceira já de outros trabalhos: "Já nos conhecíamos há muito tempo e trabalhámos juntos na RTP. Quando a Sandra teve o primeiro programa de investigação - o 'Sexta às 9', na RTP, - nos primeiros dois anos, eu fazia parte da equipa desse programa, tinha sempre uma crónica no fim. Portanto, nós, todas as sextas-feiras, tínhamos sempre um momento de interação, não como vai acontecer agora, mas tínhamos esse momento de interação e eu cheguei, inclusivamente, a apresentar o programa, quando a Sandra esteve de licença de maternidade. Temos uma ligação já forte, não é a primeira vez que vamos estar juntos e acho que isso se percebeu nos ensaios."

Nesta entrevista exclusiva, o jornalista ainda desvendou alguns pormenores do cenário: "Tem uma componente tecnológica que acho que, hoje, faz sentido para poder dar às pessoas contextos e enquadramentos de uma forma visualmente mais apetecível. Por outro lado, é um estúdio que, agora, tem vários sets para o mesmo 'Jornal' e, portanto, isso exige uma coreografia."

Em jeito de reflexão, Pedro Benevides considerou que está a iniciar uma nova fase no percurso profissional: "Não vale a pena estar a fingir que não e que isto é um processo normal. Diria que não é. Foi uma surpresa para mim, também, quando me fizeram este convite, mais ou menos, na altura do Natal. [...] Foi um ótimo presente de Natal."

"Nunca sonhei muito em apresentar jornais. Sempre gostei de ser repórter - e gosto muito de ser repórter. Aliás, nos últimos tempos, tenho andado pelo mundo em reportagem e tenho gostado muito de fazer isso. Por outro lado, comecei, com a chegada da CNN Portugal, a fazer, com mais regularidade, apresentação de jornais e é uma coisa de que gostei", completou.

No final da entrevista, Pedro Benevides salientou que, na primeira edição do "Jornal Nacional", será apresentada "uma grande investigação".

Relacionados

Patrocinados