Rafael Esteves Martins sobre polémica: "Sou livre de escolher se ando de saias ou sem cuecas"

Rafael Esteves Martins, assessor de Joacine Katar Moreira, deputada do Livre, deu que falar por usar saia no Parlamento.

Em entrevista a Manuel Luís Goucha, no "Você Na TV", Rafael Esteves Martins garantiu que a escolha da saia para o primeiro dia na Assembleia da República não teve "uma intenção".

"Não, há uma questão: eu estou há três anos fora do país, em Oxford, como leitor de português, e, em Londres, é normalíssimo homens de saia; em Nova Iorque é normalíssimo homens de saia, tudo é normal", assegurou o assessor, ates de afirmar: "Se há coisa que eu prezo é a minha liberdade, não creio que, neste caso, não sou eleito por ninguém, não tenho qualquer tipo de poder, eu trabalho para a Joacine. Eu sou livre de escolher se eu ando de saias ou sem cuecas."

O assessor da deputada do Livre assegurou, também, que a escolha foi discutida com Joacine. "Quando me foi feito o convite, eu disse-lhe: 'eu adoro fatos, mas eu não gosto de usar fatos todos os dias. Há dias em que eu vou usar fatos, mas há dias em que eu não vou usar fatos'", começou por explicar Rafael Esteves Martins, de 31 anos, que descreveu outros pormenores dessa conversa: "Perguntei-lhe, entre outras coisas, 'eu visto saias, espero que não haja problema'. E ela disse-me logo: 'Não, não há problema e, se quiseres usar no primeiro dia, usas no primeiro dia' e eu disse-lhe 'bom, mas então vou fazer sombra' e ela disse-me: 'não fazes sombra nenhuma, não há aqui problema nenhum, tu és livre de fazer o que bem entenderes'."

O também professor, que contou que chegou a dar aulas de saia em Inglaterra, assumiu não estar à espera desta reação e toda a celeuma criada em volta do acontecimento.

Veja, agora, os vídeos com a entrevista.