Se és mãe e estás a chegar à fase de introdução da alimentação complementar, já deves ter lido sobre o quão importante é saber ler o teu bebé e saber identificar que está efetivamente pronto para iniciar esta fase.
Embora a nossa sociedade tenha implementando ideias de prontidão do bebé para começar a comer sólidos, a verdade é que um bebé ser curioso ou acordar mais vezes durante a noite não significa que está na hora de começar os sólidos.
De acordo com a OMS, o início da IA deve dar-se aos seis meses e com todos os sinais de prontidão presentes. Mas quais são estes sinais?
Sentar-se direito.
Sentar-se direito sem a cabeça pender, sem o corpo pender para os lados. É muito importante que o bebé consiga assumir uma posição o mais direita possível, permitindo a correta passagem dos alimentos (passados ou não), reduzindo assim o risco de engasgamento. Um bebé NUNCA deve comer recostado, por isso espreguiçadeiras e colo são absolutamente de evitar.
Coordenação olhos-mãos-boca.
A coordenação olhos-mãos-boca, o bebé consegue ver um objeto, pegar-lhe e direcioná-lo intencionalmente. É esta coordenação que vai permitir ao bebé agarrar os alimentos e levá-los à boca
Ausência do reflexo de extrusão da língua.
A ausência do reflexo de extrusão da língua, aquele movimento que os bebés fazem de colocar a língua para fora. Ele vai-se dissipando, permitindo ao bebé conseguir processar e conservar o alimento na boca.
Se vais regressar ao trabalho antes de o teu bebé fazer os seis meses ou antes deste mostrar sinais de estar pronto para iniciar os sólidos, vamos explorar a situação, criar novas dinâmicas, aconselhar-te com profissionais de saúde sobre qual a melhor forma de alimentar o teu bebé, mantendo a maminha ou o leite artificial, pois esta situação não é uma obrigatoriedade para o teu bebé começar a Introdução Alimentar.
A escola exigir que já coma, muito menos.
Até para a semana,
Patty