Inteligência Artificial: o elemento-chave que faltava na equipa

Team building é sempre uma boa ideia. Seja qual for o desafio. Desta vez, o mote foi "Blow Your Mind With AI".

Coordenadora editorial da SELFIE
  • 6 dez 2023, 15:17
Inteligência Artificial
Inteligência Artificial

(DISCLAIMER: este artigo não foi escrito com a ajuda da Inteligência Artificial, ao contrário da imagem que o ilustra.)

Para alguém que trabalha em media e digital, o tema da Inteligência Artificial pode ser muito atrativo, da mesma forma que ferramentas como o ChatGPT ou o Midjourney podem tornar-se quase viciantes.

Para os mais reticentes ou menos familiarizados com o tema, um workshop sobre Inteligência Artificial pode ser o desbloqueador necessário para, a partir daí, se começar a explorar um universo de potencialidades.

O desafio proposto na escola de programação 42 parecia impossível: criar um evento de raiz em pouco mais de uma hora. Mas, tendo como aliada a Inteligência Artificial, ficámos mais perto de o concretizar. A curiosidade e o entusiasmo fizeram o resto.

Divididos por equipas com elementos de diferentes áreas da empresa - marketing, financeira, comercial, etc., trazendo ao de cima as valências e as perspetivas de cada um, conseguimos debater ideias e estratégias para tirar o melhor proveito da ferramenta, desde o planeamento logístico à concretização.

E, não, na verdade, o objetivo não era desenharmos um evento do zero, mas, sim, pedir à plataforma que o fizesse com base nas nossas parcas e, por vezes, vagas indicações.

O ponto de partida, e talvez o que ocupou a maior parte do tempo, foi a definição do que seria o evento - e até nisso a ferramenta podia ajudar.

Rapidamente, as ideias foram ganhando forma, com a convicção de que a Inteligência Artificial era mais um dos elementos da equipa.

No final, pudemos assistir à apresentação dos projetos dos vários grupos, que pautaram pela diversidade de abordagens, originalidade, criatividade e inovação. Apesar de serem propostas fictícias, nalgumas delas havia mesmo viabilidade e potencial reais. Noutras, podemos dizer que a imaginação foi mesmo o limite, pelo menos enquanto abrir um restaurante na lua não for possível.

Mais do que um simples exercício, o workshop serviu para expandir horizontes e desenvolver ainda mais o espírito de equipa, integrando um novo elemento chamado Inteligência Artificial.

Cátia Soares
Coordenadora editorial da SELFIE