Psicóloga Tânia Correia: "Não, não se mente aos pais a pedido de outras pessoas"

"Não digas nada aos teus pais, é o nosso segredo." Eu sei, pedir à criança que não conte que comeu um rebuçado ou que viu mais televisão durante a tarde do que seria suposto, parecem segredos inofensivos. No entanto, eles abrem um precedente perigoso.

Psicóloga, mestre em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental na área da infância e adolescência / OPP: 24317
  • 13 abr 2023, 12:54
Tânia Correia
Tânia Correia

A criança a quem se pede para mentir aos pais/guardar um segredo aprende que é aceitável fazê-lo a pedido de outra pessoa. Isso não é grave num dos cenários descritos, mas se se tratar, por exemplo, de um toque inapropriado, o caso muda de figura.

A criança não é capaz distinguir o nível da mentira, nem avaliar as intenções de quem lhe pede que o faça. Aos seus olhos, todos os pedidos de segredo serão inocentes e por isso ela irá aceitá-los. A dada altura, mesmo que queira contar a verdade, sentirá que foi cúmplice na situação por a ter escondido e isto poderá gerar uma confusão interna muito grande.

Além disso, aprenderá que o próprio acto de mentir é normal e poderá começar a fazê-lo, ao longo do tempo, mesmo sem ter recebido uma ordem nesse sentido.

Tal como em qualquer momento na vida, a verdade pode magoar e trazer problemas mais imediatos, mas precisa de existir. Ao ver-nos usá-la (à verdade) a criança aprenderá na prática, connosco como modelos, a gerir as suas decisões e escolhas.

Mais importante do que isto, a criança saberá que não se mente aos pais a pedido de ninguém, o que a deixará mais protegida de diversas situações como o abuso sexual, o bullying.

"A mãe/o pai se calhar vai ficar zangada/o comigo por te ter dado este rebuçado perto do jantar. Precisamos de lhe contar à mesma pois quero que exista verdade entre nós". É esta ideia que precisa de ser frisada.

Somos nós, adultos significativos na vida da criança, que lhe vamos mostrando o que é ou não aceitável e que iremos condicionar alguns perigos que poderá correr. Que esta cresça sabendo que não, não se mente aos pais a pedido de outras pessoas (sejam elas quem forem).

Texto de 3m’s - Menina, Mulher, Mãe

Tânia Correia
Psicóloga, mestre em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental na área da infância e adolescência / OPP: 24317

Relacionados