Crónicas

Introdução Alimentar - sejam bem-vindos a esta aventura!

Queridos pais e cuidadores, se me lêem e estão a entrar na Introdução Alimentar do vosso bebé, então, sejam bem vindos a esta aventura, e a um marco tão importante na vida dos vossos pequeninos.

Certificada em BLW e Alimentação Consciente e Nutrição Materno-Infantil
  • 1 jun, 13:28
Bebé a comer
Bebé a comer

O vosso bebé tem agora seis meses e apresenta todos os sinais de prontidão, revelando que está preparado para iniciar mais esta etapa.

Na vossa cabeça, tal como na minha no início da Introdução Alimentar (IA) do meu filho, vive um misto de entusiasmo, expetativa e medo.

O entusiasmo, natural em cada vez que o nosso bebé atinge mais um milestone, em que todos os clichés que sempre ouvimos fazem realmente sentido. Sim, o tempo passa demasiado rápido e o bebé que ainda ontem estava na barriga da mãe já se prepara para fazer as refeições à mesa com a família!

A expetativa, de todo o processo e do dia em que começa, para o qual tudo foi estrategicamente planeado, desde a cadeirinha, um babete ainda imaculado, e muita vontade de que o bebé seja, como se diz, bom de boca e que coma o prato todo.

O medo, de não saber o que fazer. Qual a abordagem que devo fazer? O que é, afinal, o BLW de que tanto falam? Quais os alimentos para começar? Se não comer a sopa, não vai ter os nutrientes que precisa? E se ele se engasga, o que é que eu faço?

Podíamos continuar durante todo o texto, pois as dúvidas e questões, principalmente neste início, podem deixar-nos completamente perdidos neste mundo da alimentação infantil.

Quais os melhores produtos? O que posso dar ou não dar ao meu bebé?

Iniciamos hoje esta rubrica, na qual, nas próximas semanas, iremos abordar temas relativos a esta fase tão determinante na vida de um bebé e de toda a família.

Porque vão existir dias em que a vossa expetativa vai estar junto aos bróculos, no chão, esmagados por um bebé que ainda agora começou a descobrir o mundo. E está tudo bem!

Não desesperem, querida mãe, querido pai! Todos estes dias vão acontecer, fazem parte do trajeto e serão fundamentais na construção de um bebé saudável, feliz, e com uma relação positiva com a comida.

"Porque muito mais que um prato cheio, o objectivo é criar uma geração de crianças capazes de conhecer e ouvir o seu corpo."

Esta rubrica nasce para vos ajudar a desmistificar ideias, aprender novos conceitos, descomplicar, sem nunca deixarem de parte aquilo que é mais importante: o vosso instinto e o respeito pelo vosso bebé!

Porque este caminho tem tanto de desafiante como de incrível! Assim é tudo na Maternidade. ❤️

Até para a semana,

PATTY

 

Patrícia Capoulas
Certificada em BLW e Alimentação Consciente e Nutrição Materno-Infantil

Relacionados

Patrocinados