No Instagram

Nuno Markl presta homenagem ao pai, que morreu há 12 anos: "A maior influência"

O apresentador da RTP Nuno Markl recorreu às redes sociais para recordar o pai: "Há 12 anos, partiu, pouco depois de um novo Markl entrar em cena."

"O meu pai morreu há 12 anos. Um extraordinário historiador de arte, xadrezista e historiador do xadrez. Mas, também, a pessoa com quem eu via 'O Justiceiro' e a 'Galáctica', aos domingos, o cartoonista amador que eu rapidamente quis imitar e que acabou por ser a maior influência nos meus rabiscos, e um homem - tal como eu - com tendência para se fechar tanto no seu mundo que, por vezes, era difícil lá entrar", começou por escrever Nuno Markl, na longa mensagem que publicou, no Instagram.

O pai do apresentador da RTP1 morreu pouco tempo depois do nascimento de Pedro, filho de Nuno Markl e de Ana Galvão. O jovem, recorde-se, vai completar 13 anos, em junho.

"Há 12 anos partiu, pouco depois de um novo Markl entrar em cena. Pareceu quase que cedeu o seu espaço no mundo ao neto Pedro, com quem só teve tempo de estar duas vezes, antes do seu estado de saúde se agravar e de se ir embora. O seu mundo e o seu trabalho era o que o mantinha vivo, funcional, desperto. A reforma pareceu roubar-lhe um sentido para a vida - e foi ela que acabou por desligá-lo: como se todas as doenças estivessem à espera que ele terminasse o seu propósito na terra para entrarem em cena", continuou o radialista.

"Nos últimos anos, já reformado, ainda ia ao Museu de Arte Antiga - uma segunda casa que era quase a primeira - só para estar lá, para se sentir perto da arte que o movera durante uma vida inteira. É por isso que eu digo que as personagens dos Painéis de São Vicente, para mim, são quase tios", constatou Nuno Markl.

"A morte levou-o sem nunca termos tido todas as conversas que precisávamos de ter. Acabei por tê-las em sonhos vividos, pouco depois de ele morrer, e fechei o assunto em paz e amor, quando criei as personagens do pai e do filho na série 1986, em muito baseadas em nós dois, e a terem muitas das conversas que não chegámos a ter. Sinto que estamos bem um com o outro", findou o, também, humorista.

Veja, agora, a publicação de Nuno Markl.

Relacionados

Patrocinados