Internacional

Morreu a escritora brasileira Nélida Piñon

A escritora brasileira Nélida Piñon faleceu este sábado, dia 17. Tinha 85 anos.

Nélida Piñon
Nélida Piñon

Faleceu Nélida Piñon. A escritora, nascida no Rio de Janeiro, numa família originária da Galiza, morreu, este sábado, dia 17, aos 85 anos, em Lisboa, no Hospital CUF Descobertas. A informação foi avançada, numa nota, enviada à SELFIE, pela Bertrand, editora de Nélida Pinõn já há mais de duas décadas.

Nessa nota, a Bertrand considera Nélida Piñon como um "expoente máximo da literatura brasileira". "Escreveu de um modo fulgurante, expressando os sonhos de todo o Brasil e as grandes questões da literatura com a cultura e a sociedade", pode ler-se, ainda.

"Humanista, generosa, interventiva, uma artista do pensamento, teve uma voz firme contra a censura e a ditadura no Brasil. Feminista, afrontou com coragem os modelos tradicionais, celebrando e escrevendo a liberdade de pensar", acrescenta a Bertrand, que sublinha, também, que Nélida Piñon "foi a primeira mulher a presidir à Academia Brasileira de Letras no ano do respetivo primeiro centenário".

"Disse-se, e escreveu-o em Aprendiz de Homero, devedora da história e da cultura clássica, dos gregos, mas também de Camões, de Cervantes, de Shakespeare, de Machado de Assis que devotamente deu a conhecer ao mundo, por todos os lugares onde foi professora em grandes universidades, por todos os lugares por onde passou", destaca-se ainda.

Relacionados

Patrocinados