TVI

Joana Madeira: "Que venha o terceiro filho"

Nesta quadra natalícia, a SELFIE desafiou Joana Madeira a responder ao nosso quiz de Natal.

Joana Madeira
Joana Madeira

1. Natal é...
... amor, comer todos os doces que nos aparecem à frente e, depois, levar o resto do ano a fazer dieta. E é aproveitar para pegar nos nossos maridos, nos nossos amantes e no nosso vizinho de cima e fazer amor como se não houvesse amanhã [risos].

2. Qual é a memória mais especial que guarda do Natal?
A minha mãe é professora e houve um ano em ficou colocada nos Açores e eu tive de ir com ela. Foi um ano terrível, porque tive de deixar todos os meus amigos, aqui, no continente. Talvez esse Natal tenha sido o mais especial para mim. Foi quando ela me ofereceu uma Pocahontas, que era aquilo que eu e as minhas amigas do continente mais gostávamos, na altura. Desde que sou mãe, todos os natais com a minha pequenita são especiais.

3. O que é que costuma comer na noite de Consoada e qual o doce favorito?
O Eduardo é fã de leitão, por isso, o almoço de dia 24 é sempre leitão. Ao jantar, temos a tradição de fazer o Bacalhau com Broa, mas há sempre aquele resto de leitão. Como sou do Alentejo, há muitos doces de lá de que gosto, como as azevias, as filhós, os sonhos... No Natal, é importante uma pessoa não ser esquisita e comer todos os doces.

4. Quantos presentes costuma oferecer e quantos recebe?
Oferecer, eu ofereço tudo! Ofereço à minha filha, ao Eduardo... a toda a gente. Não recebo nenhum, porque a minha filha é pequenina e porque o Eduardo se esquece sempre!

5. Pensa e compra com antecedência ou é tudo à última hora? Tenta oferecer sempre presentes personalizados?
Tento, todos os anos, ir com antecedência às compras, mas a verdade é que só dia 23, se não for dia 24 de manhã, é que vou às compras. Tento dar um toque especial mas, por norma, é mais fácil ir ao shopping escolher, comprar e oferecer.

6.​ Para quem é o presente de Natal mais difícil/especial de escolher?
Não há assim nenhum que seja muito difícil. Para o Eduardo, é sempre um par de meias, para ele andar quentinho durante o resto do ano. A minha filha já está naquela fase em que pede várias coisas e, por isso, sei sempre o que lhe vou comprar.

7. Qual é o presente de Natal ideal para si?
O presente ideal para mim é ter a família toda junta. Estarmos todos, lá em casa, muito divertidos, a beber muito vinho. Esse é o único presente de que preciso.

8. Costuma fazer a árvore de Natal? Sozinha ou com ajuda?
Fazemos, sempre, os três: eu, o Eduardo e a Leonor. É um momento muito especial. Este ano, até fizemos em novembro. A Leonor gosta muito de ajudar e de pôr a estrela.

9. Quem é que se costuma vestir de Pai Natal? Até quando acreditou?
O Pai Natal é o Eduardo. Ele entra disfarçado para que a Leonor não o conheça. No ano passado, ela aguentou-se bem, mas, quando o pai se foi embora, perguntou-me: "Oh mãe, por que é que o pai está de óculos de sol?" [risos]. Acreditei no Pai Natal e ainda quero acreditar, porque, enquanto acreditarmos em fantasia e em magia, o mundo e a vida são muito mais fáceis de levar.

10. Como vai ser passado este Natal?
Este Natal, será com a nossa bebé. Tudo é novidade, para ela. A Leonor tem sido incrível como irmã mais velha, sempre atenta a tudo o que a irmã Carol precisa. Será um Natal cheio de amor.

11. Em jeito de retrospetiva, como foi 2021?
2021 foi perfeito para toda a família. O Eduardo a trabalhar ao lado da Cristina foi e é um grande desafio que ele está a adorar. Eu comecei a participar no "Festa é Festa" e ainda juntamos à nossa Leonor a Carol. Não podíamos pedir mais nada. Foi perfeito.

12. O que espera de 2022?
Para 2022, peço muito que venha o terceiro filho, assim o Pai Natal consiga convencer o Eduardo.

Relacionados