1. Natal é...
Natal é amor, é o estar com a família a partilhar histórias, sorrisos... relembrar tudo aquilo que já se viveu e falar daquilo que poderemos vir a viver.
2. Qual é a memória mais especial que guarda do Natal?
A memória mais especial que guardo é com a minha irmã. Todos os natais, a caminho do jantar de Consoada, cantamos sempre uma música que, quando éramos pequeninas, ouvíamos num filme. Virou tradição.
3. O que é que costuma comer na noite de Consoada e qual o doce favorito?
Costumo comer bacalhau assado no forno ou frango assado, quer dizer... como sempre os dois pratos. O doce favorito é muito relativo, mas gosto muito de uma boa tarte de nata ou aletria fria. Nesta época, não há tempo para dietas.
4. Quantos presentes costuma oferecer e quantos recebe? Pensa e compra com antecedência ou é tudo à última hora? Tenta oferecer sempre presentes personalizados?
Presentes personalizados não é mesmo para mim, não tenho paciência. Normalmente, os presentes que compro são os que acho de que as pessoas precisam ou que acho que vão realmente gostar, e é sempre à última hora. Vou e compro, não penso duas vezes, sou decidida e isso acaba por ajudar. Sobre a quantidade, não vos sei dizer, depende muito, mas, pelo menos, um presente por pessoa tem de ser. Mau seria...
5. Para quem é o presente de Natal mais difícil/especial de escolher?
Credo! Este ano, é para o meu Andrezinho [o namorado, André Filipe], ele não liga nada a coisas materiais, por isso, torna-se muito complicado, mas acho que já tenho uma ideia bonitinha e de que ele vai gostar. Vai acabar por ser algo mais sentimental, vamos ver.
6. Qual é o presente de Natal ideal para si?
Acho que não tenho assim um presente ideal, o que me quiserem dar é bem-vindo. Mas, claro, se antes me quiserem rondar para verem aquilo de que preciso, fazem muito bem e a pessoa não diz que não. Aqui não há falsidades.
7. Costuma fazer a árvore de Natal? Sozinho ou com ajuda?
A árvore de Natal, aqui em casa, é sagrada, por isso, sim, faço com ajuda. Fazemos sempre em conjunto, em família. Metemos um ambiente natalício, musiquinha... e lá vamos nós.
8. Quem é que se costuma vestir de Pai Natal? Até quando acreditou?
Ao tempo que não vejo alguém da minha família a vestir-se de Pai Natal. Só a minha mãe, quando eu era pequena, ela, sim, fazia-nos surpresas dessas. Acreditar no Pai Natal? Não sei precisar o tempo, mas, talvez, até aos nove anos.
9. Onde e com quem costuma passar o Natal?
Costumo passar sempre na Mealhada, na casa da minha tia. Passo com os meus pais, com a minha irmã, tia e primas. Em 25 anos, só houve dois anos em que passei noutro sítio.
10. Qual a figura favorita do Presépio?
O Meninos Jesus.
11. Como vai ser passado este Natal?
Ainda nem sei, inicialmente, era para ser na minha tia, como todos os anos, mas, infelizmente, ela apanhou Covid-19, por isso, estou sem saber. Mas, se não for lá, é em outro lugar... o que importa é passar com aqueles que amo.
12. Como foi 2021?
Que ano! Foi tipo um ano do caraças, mas acredito que 2022 vai ser ainda melhor.
13. O que espera de 2022?
Alegria, saúde e prosperidade.