urlvisit

Com o apoio da TVI e da Rádio Comercial, iniciativa da Galp já doou mais de 600 mil refeições

Conteúdo patrocinado
"Todos os Passos Contam": TVI e Rádio Comercial unem-se à Galp em iniciativa solidária
Ruben Rua deixa conselho: «Estamos a ajudar-nos e a ajudar os outros»
A caminhar, a correr ou a pedalar. Cada quilómetro conta e pode ajudar uma família carenciada

Lançada pela Galp, e com o apoio da TVI e da Rádio Comercial, a iniciativa "Todos os Passos Contam" pretende juntar atividade física a um gesto de solidariedade.

Transformar quilómetros percorridos em refeições familiares. Não, este não é um invulgar truque de ilusionismo. Na verdade, trata-se da iniciativa "Todos os Passos Contam", lançada pela Galp, que junta solidariedade e exercício físico.

Com o apoio da TVI e da Rádio Comercial, esta ação tem como mote transformar os quilómetros de uma caminhada, de uma corrida com amigos ou de um passeio de bicicleta (seja na rua, seja em casa) em refeições oferecidas a famílias impactadas pela pandemia. A entrega das refeições é realizada, através da Rede de Emergência Alimentar, do Banco Alimentar Contra a Fome.

A meta a atingir está na oferta de um milhão de refeições. E uma boa parte desse objetivo já foi percorrido. Afinal, o movimento foi lançado pela Galp, em março, como um desafio aos colaboradores da instituição, para que se conseguisse atingir os dois mil quilómetros, ou seja, as duas mil refeições. A adesão, tanto dos colaboradores, como dos restantes portugueses, foi tão intensa que, antes das duas semanas previstas para a duração da iniciativa, foi possível doar dez mil refeições. Entretanto, até ao passado dia 22 de maio, já tinham sido alcançados 470 mil quilómetros, dos quais 213 mil quilómetros em bicicleta, 131 mil quilómetros em corrida e 126 mil quilómetros em caminhada.

É bastante fácil aderir a esta onda de solidariedade: basta fazer um print screen, no qual seja visível o resultado de uma caminhada ou de uma corrida, por exemplo, numa qualquer aplicação que tenha instalada no seu telemóvel. Depois, é só enviar esse comprovativo para o site todosospassoscontam.galp.com para que os seus quilómetros sejam transformados em bens alimentares a doar a famílias carenciadas. As participações são ilimitadas.

Para incentivar o público a participar, ainda mais, nesta iniciativa, a Galp conta, este fim de semana, com brigadas, para promoverem esta ação, em diferentes pontos do país: desde Lisboa a Aveiro, passando por Faro, Braga e Setúbal. As brigadas marcam presença em locais de grande afluência desportiva, distribuindo garrafas de água aos atletas solidários.

Mónica Jardim fez parte de uma dessas brigadas, representando a TVI. "É uma grande mais-valia, quando conseguimos associar o desporto à solidariedade, sobretudo numa iniciativa como esta, de ajudar as famílias mais carenciadas, doando bens alimentares. Seja através da corrida, dos passeios de bicicleta ou das caminhadas, cada quilómetro que os portugueses fizerem será transformado numa refeição, o que nesta fase que atravessamos é de uma enorme importância. Queremos ajudar quem mais precisa e queremos, sobretudo, contribuir para uma sociedade melhor", afirmou a apresentadora.

Isabel Jonet, presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, também esteve presente nessa brigada e sublinhou que esta campanha é surpreendente não só pela inovação, como, também, pelos resultados: "É uma campanha que está, em tudo, alinhada com os objetivos do desenvolvimento sustentável, porque permite, em simultâneo, lutar contra a pobreza e mobilizar as pessoas para a prática do exercício físico."

Quem também esteve presente nesta ação foi Joana Garoupa, Diretora de Marketing e Comunicação da Galp, que relembrou que esta iniciativa é a prova de que "está na altura de recomeçar": "Esta é uma oportunidade para contribuir, de forma positiva, incentivando as pessoas a fazerem exercício físico, ao mesmo tempo em que ajudamos as famílias que tanto precisam na fase de pós-pandemia. A campanha pretende, assim, responder a duas questões que se colocam no dia de hoje: motivar as pessoas a praticarem exercício, pelo bem da saúde física e mental, e envolvê-las nesta causa social, ajudando as famílias carenciadas, através da Rede de Emergência Alimentar. A genialidade deste formato assenta, exatamente, na simplicidade que é a de estimular as pessoas a mexerem-se, seja a caminhar, a andar de bicicleta ou a correr, e doar uma refeição por cada quilómetro percorrido."

Ainda este fim de semana, a iniciativa da Galp foi divulgada no programa "Em Família". Maria Cerqueira Gomes sublinhou um dos aspetos mais positivos da campanha "Todos os Passos Contam": a prática de atividade física. "É muito importante incentivar a prática de exercício, num país com um grau de obesidade muito elevado", afirmou a apresentadora. "Todos nós ficamos a ganhar. Estamos a ajudar-nos e a ajudar os outros", destacou, por sua vez, Ruben Rua.

Recorde-se que esta não é a primeira vez que a TVI e a Rádio Comercial se juntam à Galp, numa ação solidária, no decorrer da pandemia Covid-19. Em 2020, as três instituições uniram-se na iniciativa "Camião da Esperança", que levou testes para a Covid-19, ao interior do país.

"Faz parte do ADN da TVI e da Rádio Comercial associarem-se a ações solidárias que impactam de forma positiva todos os portugueses. Depois do sucesso da parceria que realizámos no ano passado com a Galp, estamos orgulhosos e satisfeitos por podermos, uma vez mais, contribuir para ajudar quem precisa. Tanto a Rádio Comercial, como a TVI, são a companhia diária de milhares de portugueses e é com eles que pretendemos continuar, lado a lado, nesta caminhada", refere, em nota, a Media Capital, empresa à qual pertencem ambos os órgãos de comunicação.