Nacional

Horóscopo: saiba qual o signo mais favorecido. Veja o Tarot de 29 de agosto a 4 de setembro

Veja as previsões do horóscopo para os diferentes signos, interpretadas por Vera Xavier LifeCoach & Tarot, para a semana de 29 de agosto a 4 de setembro.

LifeCoach & Tarot
  • 29 ago, 13:08
Tarot
Tarot

CARNEIRO - Pajem de Ouros

"O único tirano que aceito neste mundo é a pequena voz silenciosa que há dentro de mim." (Gandhi)

Será que o grande Ghandi se referia à consciência? Muito provavelmente. 

Achamos que todos temos consciência, não é verdade? E parece que sim. Teoricamente, todos fomos dotados de uma - o Grilo Falante que o mestre Walt Disney criou, uma de tantas personagens (arquétipos) tão profundamente simbólicas que ele concebeu. Mas o que vemos no dia-a-dia é que, boa parte das pessoas que se cruzam connosco, age como se não tivesse; há até quem ridicularize o tema, há quem desdenhe com frases néscias como: “isso da honra | generosidade come-se?!” 

Vive-se como se não houvesse um Julgamento (Quem será o nosso juiz? Talvez a nossa própria consciência/alma e não um Deus repressivo). Havendo ou não um juízo não deveríamos viver o melhor possível? Fazer o melhor nas pequenas e grandes coisas da vida? Quantos de nós vive com este lema? Enquanto não vivermos como pequenos deuses não vamos ser felizes. 

Qualquer Pajem é portador de notícias e/ou de oportunidades e o de Ouros indica que algo se tende a materializar, que pode ter a ver com o trabalho sim, mas, também, pode indicar uma nova fase de vida no sentido geral. Portanto, fique atenta/o aos sinais e limpe a sua mente de ideias preconcebidas que só estorvam. :) 

**

TOURO - 8 de Ouros

"Como faço uma escultura? Simplesmente retiro do bloco de mármore tudo que não é necessário." (Michelangelo)

Grande mensagem esta. Linda metáfora. Achamos o contrário, achamos que quanto mais temos, quanto mais ricos formos, mais felizes somos, mas não tem que ser assim. Isso leva-nos à velha questão da riqueza vs paz.

O que é que há de errado em vivermos bem, em vivermos confortavelmente? Nada, a não ser o apego que pode criar, quando permitimos. É uma grande mentira essa de que a riqueza traz felicidade. Traz se formos crescidos espiritualmente falando, se não formos caímos nas armadilhas do medo, da ilusão e do egoísmo num instantinho. MAS, se estivermos em paz com os nossos bens materiais e imateriais nada nos impede de percorrer o Caminho com dignidade. 

Será que sabemos lidar com o dinheiro saudavelmente? Nem por isso. Se soubéssemos não haveria tantos problemas a este nível. 

Esta nova semana promete… labuta. Pois é, o 8 de Ouros é uma das lâminas que indica trabalho que pode ou não ser rotineiro, depende um pouco de si também. Sendo filha/o de Vénus só não é criativa senão quiser! Aproveite esta energia renovada e criativa e dê ideias, crie novos métodos de trabalho. Vá, consegue, sim!

**

GÉMEOS - Rainha de Copas

A doce Rainha de Copas… Hum, tanto que os geminianos precisam desta doçura, da candura e de todos os atributos femininos desta rainha. 

Os mentais e geniosos geminianos devem lembrar-se que as emoções, os afetos - sim, essas lamechices todas -, são fundamentais. Não podemos viver sem gestos carinhosos, sem declarações de amor, sem loucura, sem brincadeiras saudáveis. 

Bom, poder viver sem isto tudo podemos, mas será que vale a pena? É tão bom ser infantil de vez em quando, nos momentos certos, com as pessoas certas, não é? Porquê levar a vida tão a sério se ela pode acabar de um momento para o outro?

A Rainha de Copas é também a mais espiritual e intuitiva das rainhas do Tarot. Ela é também a curandeira. Ela cura com o seu amor, com a sua devoção e é isso que ela lhe pede, que preste atenção à sua família, à sua “metade”. Olhe com olhos de ver para eles. Será que está tudo bem? Será que tem sido o que eles esperam de si? Um pilar? Um bom ouvinte? Uns braços acolhedores? Podemos sempre melhorar, verdade? Vamos a isso. 

**

CARANGUEJO - 5 de Paus

"A capacidade humana de sobreviver e buscar a felicidade é indestrutível." (Jung Chang) 

Ao contrário do que a maioria de nós pensa, a nossa capacidade de dar a volta às circunstâncias é inesgotável, a questão é que desistimos a meio do trajeto, alguns até desistem já na praia! A pergunta que se impõe é: como se pode desistir de ser feliz? Assim perguntado a sangue-frio não se percebe, nem faz sentido, pois não? Mas consciente ou inconscientemente, a verdade é que muitos, mas mesmo muitos de nós desistem do essencial, desistem do grande objetivo de vida que é ter qualidade de vida. Que loucura! Não é fácil viver? Não, não é. Mas, então, o que fazemos, cruzamos os braços, sentamo-nos num qualquer sofá a ver televisão o resto da nossa vida? Esta é uma opção válida? Não é, pois não? Como travamos este processo? Mudando de comportamentos e hábitos.

O 5 de Paus é um Arcano de lutas tranquilas. Neste final de Verão, se não lhe apetece começar logo a envolver-se em grandes projetos, comece devagar, ao seu ritmo. Sabe que tem o poder de controlar isso, não sabe? 

Em casa, evite tópicos que sabe que são melindrosos. Há que ter em mente que não mudamos ninguém, ou aceitamos os outros como eles são ou não aceitamos. Ficar no meio - que é tentar mudá-los através da crítica - é criar relações conflituosas. Queremos estímulo nas relações, mas não deste tipo. 

**

LEÃO - 3 de Copas

"Não parámos de nos divertir por ficarmos velhos. Envelhecemos porque parámos de nos divertir." Verdade?

Estamos tão concentrados e envolvidos no dia-a-dia, no trabalho-casa-casa-trabalho que esquecemos de nos divertir, de ter momentos leves, alegres, descontraídos. Esquecemo-nos de fomentar as amizades que são pilares importantes no nosso crescimento enquanto humanos. De facto, perdemos tempo com insignificâncias que, quando analisadas à distância e racionalmente parecem inacreditavelmente absurdas, é ou não é? E a vida é tão curta! Quando é que nos vamos aperceber desta dura realidade? É uma pena que sejamos tão cegos para aquilo que de facto é fundamental para nós.

O conselho desta semana é: lute contra uma vida comezinha e sem sentido. Não se resigne. Não se contente com pouco. Peça ajuda se precisar – o 3 de Copas é a lâmina das relações sociais -, fale com os amigos, com a família e prepare um plano de ação. Aproveite esta fase de rentrée, anime-se e dê uma volta bonita à sua vida e não importa se tem 15 ou 150 anos! Não use essa desculpa. Qualquer momento é um bom momento para recomeçar.

**

VIRGEM - O Carro

"Nada existe de mais frágil do que uma criatura iludida a seu próprio respeito." (Torres Pastorinho) 

Raramente se tem a noção correta do que somos; algumas pessoas desvalorizam-se - chegando algumas até a desprezar-se -, outras sobrevalorizam-se tendo, no entanto, e quase sempre, bases frágeis. Qualquer uma das duas posturas denota que algo de errado se passa. A saúde da nossa auto-estima deveria ser tema de debate nacional, porque é muito grave a situação atual e principalmente depois do isolamento a que estivemos sujeitos. Isto afeta-nos individualmente, sim, mas afeta-nos também e muito, no coletivo, com todas as consequências que isto traz. O isolamento devido à pandemia terminou, mas estamos mais sós do que nunca…

Voltando a si. Como está o seu amor-próprio? O que sente quando se olha ao espelho? Como é que ama os outros? Como se entrega ao seu trabalho? E aos objetivos de vida? Onde quer chegar em termos de qualidade de vida? Quer estar acima da maioria? O que tem feito para tal?

O Carro, sendo o Arcano do poder e do deus da guerra, pode indicar algumas batalhas durante esta semana. Fantástico! Vamos lá limpar a espada e a armadura, porque uma batalha de vez em quando faz-nos muitíssimo bem! Vá, estamos enferrujados das férias, vamos animar as hostes! O Carro diz que vamos vencer estes desafios, portanto, vamos lá virginianos, is now or never!

**

BALANÇA - 4 de Espadas

"Tal como não devemos forçar um terreno agrícola fértil com uma produtividade ininterrupta que depressa o esgotaria, também o esforço constante esvaziará o nosso vigor mental, enquanto um curto período de repouso restaurará o nosso poder." (Séneca)

Foi o que fez? Sente-se restaurada/o com as férias? :)

Não podemos, nem devemos, estar em permanente tensão e alerta. A nossa mente (e corpo) não se pode manter nesses níveis de stress e níveis de energia, também tem que haver momentos de relax. É essencial que mente e espírito possam descansar, até porque ficará mais capacitada após esses períodos de pausa. Recomeçar a trabalhar ainda cansado, ou já cansado, não é muito boa ideia, porque é evidente que isso compromete a sua motivação e desempenho.

No que toca ao Amorzinho, o Tarot fala de uma certa estagnação e falta de vontade de mudar. Tente encontrar a raiz da questão. O que é que pode estar por detrás dessa apatia? Será que é apenas o tal cansaço a fazer estragos? Não sei se será só… 

**

ESCORPIÃO - O Louco

"O ser humano é livre pelo facto de poder escolher o caminho desta vida e a maneira de o percorrer." (Kafka)

E somos mesmo! Será que temos esta noção? Será que sabemos que somos livres? Que temos escolha?!

O ser humano é dotado de livre arbítrio, dizem os livros de filosofia esotérica e os New Age. Pois se assim é, agora não dá para reclamar! O que dá é para aproveitar esta experiência e encontrar um caminho que melhor nos faça. 

Lembre-se que não é virando as costas que se resolvem os desafios. Primeiro é necessário que assumamos as nossas responsabilidades e que resolvamos o que possa existir pendente. Virar as costas sem noção das consequências não é liberdade, é deslealdade.

O Louco traz um despertar para uma nova realidade, traz novas experiências e escolhas. Inicialmente até poderá ser difícil perceber se essas mudanças são boas ou más, mas há que arriscar um pouquinho, verdade? Não se assuste, confie em si, seja fiel aos seus princípios e lembre sempre aquela regra de ouro fundamental: "Não faças aos outros aquilo que não gostas que te façam a ti."

**

SAGITÁRIO - Ás de Ouros

Este é, sem dúvida, um dos mais positivos e benéficos arcanos menores. Adoro esta lâmina.

Quer isto dizer que todas as lâminas do Tarot têm um aspeto solar e um lunar; um aspeto positivo e um… desafiante. Neste caso é quase inexistente tal o poder dele. 

O Ás de Ouros prevê o que poderá ser uma semana tranquila, mas produtiva, onde o objetivo primordial será o seu restabelecimento interno e externo. Será que está a recuperar das férias? 

O tarot pede que gira melhor o seu tempo para que possa continuar a usufruir de momentos de lazer rodeada dos que mais gosta, pois essa poderá ser uma boa forma de manter a motivação nos níveis certos. Não somos ilhas - estou sempre a repetir isto. Precisamos dos outros, mas dos outros que nos acrescentem e nos empurrem para a frente e não para baixo, claro. Não somos ilhas mas somos seletivos. 

**

CAPRICÓRNIO - 8 de Ouros 

"A força motriz de toda perfeição, tanto para o indivíduo como para nações inteiras, não é a compreensão do que existe neste mundo, mas a compreensão do que pode ser realizado." (Tolstoi)

E os limites do que pode ser realizado está longe de serem descobertos e lá está… o impossível é o que nunca se tentou.

O Tarot fala-lhe de uma fase que requer empenho, trabalho e consistência da sua parte. Acabaram as férias? Então, é hora de arregaçar as mangas e voltar à realidade. Realidade que, lembre-se, pode ser mudada em qualquer instante. Sabe disso, não sabe? Não fique presa/o à ilusão de que nada há a fazer ou que não tem poder para mudar. Isso não existe. Isso é uma grande ilusão e mentira da nossa mente medrosa. As mudanças podem ser penosas? Podem. Agora, imagine uma vida que não muda? Cruzes credo, que medo…

Então, as mudanças que idealiza não têm se acontecer agora, esta semana, este mês. Nada disso. Planeie, ponha o plano em ação usando da tal consistência e depois solte. O destino fará o resto. 

**

AQUÁRIO - 7 de Paus

"O Amor reside dentro daqueles que são livres." (Mooji)

Cada pessoa é simultaneamente um indivíduo particular e um indivíduo social, ou seja, a sua personalidade, os valores e características que tem na sua vida privada nem sempre são iguais aos valores que demonstra em grupo. Porque será? Em grupo somos piores? Será por sermos facilmente manipulados? Pode ser uma das explicações. 

O que fazer a este respeito? O que fazer para nos mantermos fiéis a nós mesmos? Como nos manter íntegros e generosos? Eis o desafio de todos.

Em Roma, sê romano? Não, não, até porque não somos de um sítio em particular, nós somos apenas peregrinos. :) 

O Tarot aconselha a manter a sua individualidade, esse sim é o caminho que a/o vai distinguir e levá-la/o à concretização do que deseja. Os outros usam métodos pouco luminosos? Deixe-os usar. Cada um está no seu patamar evolutivo.

"A competição é só civilizadora enquanto estímulo; como pretexto de abater a concorrência, é uma contribuição para a barbárie." (Agustina Bessa-Luís)

**

PEIXES - Cavaleiro de Espadas

"Uma vida feliz deve ser em grande parte uma vida tranquila, pois só numa atmosfera calma pode existir o verdadeiro prazer." (Bertrand Russel)

Quando percebemos que a diplomacia não nos leva onde queremos, podemos entrar pela agressividade, o que é um erro crasso. Agressividade só gera agressividade e, com toda a certeza, não conduz nenhum desfecho feliz. Podemos dizer que a paciência tem limites e ninguém é de ferro,  blá blá, beca beca, mas, quando assim for afaste-se, vá dar uma volta ao quarteirão, respire, ouça uma musiquinha zen, porque esses rasgos de impaciência só nos afastam cada vez mais da estabilidade emocional que tanto desejamos.

Seja na sua vida profissional ou pessoal, o Tarot pede para medir bem as suas palavras e atos. Quando estamos em desequilíbrio dizemos e fazemos muita coisa que não queremos, mas que mesmo assim pode mudar o rumo da nossa vida… não aconteceu já? Pois.

Por outro lado, o Cavaleiro de Espadas poderá trazer a confiança em si e a lucidez necessárias para superar qualquer momento de indecisão. Contudo, não se precipite, veja e reveja as suas opções para não deitar tudo a perder.