urlvisit
SELFIE TAROT

Horóscopo: saiba as previsões do Tarot para esta semana (14 - 20 de dezembro)

Vera Xavier
LifeCoach & Tarot
Signos

A Taróloga e Life Coach Vera Xavier dá-lhe a conhecer as previsões dos signos, para a semana de 14 a 20 de dezembro.

Carneiro - 4 de Espadas

O 4 de Espadas diz que, talvez, seja uma boa altura para fazer uma paragem, uma paragem para avaliar o rumo que a sua vida seguiu. Sim, porque, por vezes, quando damos conta, já estamos longe do plano preconcebido. As "circunstâncias" e a nossa displicência fazem com que percamos o domínio sobre como queremos viver, às tantas, estamos a viver uma existência que nem parece nossa.

Páre, medite, tenha tempo para si! Restabeleça-se e recupere-se das batalhas vividas, descanse e nutra-se! Mesmo que não consiga desfrutar de uns dias de descanso, agora, há várias maneiras de descansar a mente, nomeadamente, lendo um bom livro, ouvindo boa música ou vendo um bom filme. Perceba o que lhe faz bem, o que o/a faz crescer, enquanto pessoa e ser divino, e, depois, sim, com mais certezas, ou com as possíveis certezas e com outro equilíbrio, avance com coragem e firmeza. Resumindo e baralhando, concentre-se em recuperar, para começar o ano mais confiante e animada/o.

Touro - 7 de Ouros

Esta lâmina de Ouros indica que uma parte importante do percurso já foi ultrapassada e que uma boa parte do trabalho mais pesado, também. Aperceba-se do que já construiu, faça uma análise profundamente honesta à sua vida. Orgulha-se daquilo que já ultrapassou, do que já venceu? Há mais trabalho pela frente, sim, é verdade, mas que seca seria a vida sem desafios. É nos momentos de tensão que aprendemos quem somos e como somos. O trabalho - seja ele profissional ou pessoal - deve trazer-nos satisfação e prazer, senão acaba por ser um sacrifício e, à mínima situação, desmotivamo-nos e pensamos "para quê esforçar-me?". Para sua própria satisfação, ora! Não desista de se realizar profissional ou espiritualmente! Por que haveria? Se, no emprego onde está, não tem muitas hipóteses de mudar ou melhorar, então, procure alternativas. Procure fora o que não tem dentro. Um part-time, um voluntariado (tendo todos os cuidados inerentes a esta fase, claro), atividades intelectuais ou sociais. Há tanta coisa para fazer, só fica encafuado em casa quem quer.

Nos amores, as coisas vão devagar, mas vão! Calma, seja paciente e não deite tudo a perder, porque a relação não está a correr exatamente como planeado. Todas as relações necessitam de cuidado, todas. Nem pense em baixar, agora, os braços. Não é hora de ceder ao cansaço, nem aos pensamentos derrotistas.

Gémeos - Cavaleiro de Ouros

"Descobri como é bom chegar, quando se tem paciência. E para chegar onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer." (Amyr Klink)

Este é o menos enérgico dos cavaleiros do Tarot. Ele não é desmedidamente ambicioso, mas emana uma forte vibração de quem sabe que os seus atos poderão naturalmente ser bem sucedidos. A sua energia poderá manifestar-se em três caminhos possíveis: numa nova experiência que está prestes a ser vivida; poderá conhecer uma nova pessoa ou, mais a título pessoal, uma parte de nós que precisa ser reconhecida, integrada e, depois, exteriorizada. Não tem que ser do nosso lado lunar, pode ser um talento, um dom.

No que toca a um acontecimento ou a uma nova experiência, esta lâmina mostra que é necessário assumirmos e tomarmos as rédeas da situação. Nós somos responsáveis por aquilo que fazemos, com as circunstâncias que a vida nos apresenta. Alguém muito sábio disse que Deus distribui as cartas, nós temos de saber usá-las.

Numa época em que se torna, cada vez mais, raro ver alguém honrar as promessas e compromissos feitos, este cavaleiro destaca-se por isso mesmo, pois, quando ele diz que algo vai ser feito é porque vai mesmo!

Caranguejo - Os Apaixonados

Os Apaixonados… À primeira vista, esta é apenas uma carta amorosa, mas não, ela é bem mais complexa do que isso. Na imagem desta lâmina, vemos um casal - Adão Eva -, a Árvore do Bem e do Mal e uma serpente, um símbolo de conhecimento. As tentações cercam-nos, sempre, de uma maneira mais ou menos subtil, cabe a nós saber escolher pelas melhores razões e não pelo poder, dinheiro ou qualquer outra materialidade que nos possa trazer. Relembro que os bens materiais ficam cá todos!

Dois caminhos, uma bifurcação… Pois é, vai ter de escolher. Sinta o que é melhor para si, não vá pela escolha mais fácil. Essa é outra tentação. Esta é, de facto, a lâmina das situações dúbias, dos desejos, das escolhas que tanta insegurança nos causam… Detestamos escolher, porque o medo do desconhecido tolda-nos a coragem. Passamos a vida em luta, não é?

Há quem resolva a questão facilmente, com um pensamento tipo: tenho de ser fiel apenas a mim mesmo/a. 
Bom, para ser simpática, só chamarei "egoísta" a esta atitude, não por ser totalmente inverdade, mas por ser incompleta. Devemos ser leais a nós, sim, sem que isso fira os demais, certo? Mas muito haveria para ser dito sobre a forma como, muitas vezes, simplificamos o que é altamente complexo. Quem gere a vida assim, é claro como água que, algum dia, o destino encarregar-se-á de mostrar que não somos ilhas e que crescemos com os outros e, por isso mesmo, os outros são dignos de respeito. Egoísmo atrai egoísmo e solidão, da mesma forma que amor atrai amor impessoal.

Leão - 2 de Paus

"Ergamos o nosso rosto aos Céus e deixemo-nos iluminar pela Luz que tudo pode. Ela irá trazer-nos poder, para que a nossa vontade seja feita. Ela é o início, o meio e o fim de tudo." (autor desconhecido)

O início de qualquer projeto é o mais delicado, já que existem tantas opções por onde escolher. É natural ficarmos receosos de tomar as decisões erradas e escolhermos o mais difícil dos caminhos. Cheios de hesitações, acabamos, muitas vezes, por, pura e simplesmente, não optar e adiamos o nosso "início consciente". Mas o destino não espera e os "Senhores do Tempo" também não, e, um dia, dão-nos um empurrãozinho, encorajando-nos a (finalmente) escolher que vida queremos viver. Dizem que a vida não é fácil, mas é simples. E, se calhar, é mesmo. Temos consciência de que complicamos muitíssimo o nosso caminho, não temos? É preciso ter tanta coragem para viver bem – até porque muitos de nós não vivem, pairam pela vida -, é preciso, sim, que não nos deixemos dominar pelos medos que provocaram traumas e desilusões. Nunca perca a esperança e acredite! Mesmo que as coisas não tenham corrido bem, até aqui, todos os dias representam, em potencial, um novo início. Acredite que o amor, a abundância, a saúde e a paz virão, não por acaso, mas porque trabalhou para que isso se torne realidade. Acredite que o sucesso virá.

Virgem - O Imperador

Este é um Arcano que simboliza o poder e tudo o que este tipo de energia pode representar. O Imperador poderá indicar que terá força de vontade suficiente para andar com os seus projetos, não se deixando intimidar pela concorrência, pelo primeiro não, ou qualquer outro obstáculo. O Arcano IV é a carta do: mas, afinal, quem é que manda aqui?! E quem manda é ele, mesmo! Por isso, ele representa o arquétipo do Pai, o protetor, a figura de autoridade, daquele que nos dá suporte. Ora, quando nós, virginianos, assumimos este papel, tendemos a cair no excesso, porque nem sempre sabemos lidar com este tipo de posturas e situações e podemos tornar-nos controladores, verdade? Sim, é verdade. O que acontece é que podemos afastar de nós aqueles que não aceitam - e com razão - esta postura, e isso entristece-os e a nós… Fazemo-lo de uma forma amorosa, mas não funciona desta maneira. Amar é libertar.

Ao tomarmos consciência disso, mudamos, certo? Aprendemos a respeitar os outros, mesmo que eles escolham fazer "asneira". É uma escolha deles. É o processo de crescimento deles. Então, o nosso amado Tarot aconselha a deixar de lado as posturas mais intransigentes, pois, o mais provável é que cause danos entre família, amigos ou, e em particular, com a sua "metade".  Discussão, sempre, saudável, respeitosa e civilizada.

Balança - 3 de Ouros

Na vida, o importante não é ter ou parecer, o importante é ser, sentir, desenvolver, construir, em todos os aspetos da vida, pragmática ou espiritual. O Homem é um eterno insatisfeito; conquista algo e nem sempre festeja essa conquista, parte, imediatamente, para outra. E, assim, vai vivendo, sem sequer curtir os seus sucessos. Outros, pelo contrário, ficam-se pelos planos; idealizam, idealizam e nunca passam à prática… Em qual deles se encaixa? No meio? Ótimo! Devagar, e com bom bom senso, chega-se lá! É isso que o 3 de Ouros indica, que, com dedicação e persistência, conseguirá o que quer. Quer tornar-se um ser mais bonito? Está na sua mão.

No trabalho, é possível que esta semana tenha alguma prova de que é reconhecido. Não tenha medo ou pudor de exibir a sua competência, pois é assim que se chega ao topo, tendo a noção exata de que se esforça e cumpre mais do que lhe é solicitado. Uma postura proativa conduz-nos, mais rapidamente, à realização!

Escorpião - 7 de Paus

"O ponto de virada, no processo de crescimento, é quando descobrimos o centro da força, dentro de nós mesmos, que sobrevive a qualquer sofrimento." (Max Lerner)

Prepare-se, pois, esta semana, poderá ter de enfrentar uma pequena batalha. Preparar não é desembainhar a espada! Tenha calma, espere o momento certo para agir e, aí, aja com muito discernimento e classe. O desafio, também, poderá ser a decisão de enfrentar essa batalha ou não. Será que vale mesmo a pena? Será que vamos crescer com ela? Esta lâmina também pode indicar que se encontra numa posição de vantagem sobre os seus "adversários". Estude a melhor estratégia e não deite tudo a perder com pensamentos pessimistas de insegurança e afins.
 
Uma fase de mais fogo - yes please! - poderá invadir a sua vida pessoal. Fogo, que, se não for bem canalizado, tenderá a traduzir-se em conflito. Ora, como nos pediu John Lennon: "Make love not war" ("Façamos amor e não guerra"). Quando sentir que a tempestade está a invadi-la/lo, então, mentalmente, repita a palavra "paz", ela faz milagres!

Sagitário - Rei de Copas

O Rei de Copas pode anunciar um período emocional mais amoroso. Nesta fase, há algo que pode ser compreendido e aceite, o que fará com que amadureça um pouco mais a este nível. É possível que isto tenha a ver com o seu trabalho interno, no sentido de criar uma autoestima mais saudável e estável. Well done! Isso quer dizer que, de facto, as suas relações vão melhorar substancialmente.

Quando compreendemos, a um nível profundo, que não precisamos de ninguém - em termos de apegos limitadores -, que podemos ser felizes sozinhos e que nos bastamos a nós mesmos, as relações a dois e sociais melhoram substancialmente. E porquê? Porque já não temos necessidade, nem dependências, nem medo de perder essa pessoa, porque ela não nos pertence. Aliás, nada nos pertence. A isto se chama amor maduro, amor sábio. Quando chegarmos a este ponto, podemos encontrar uma das nossas almas gémeas.

Outros dos significados e pedidos desta lâmina são: caso sinta que uma tempestade se aproxima, parta para a situação com a certeza de que irá dar "conta do recado", sem perder a postura nem o controlo. Não há nada que não se resolva, portanto, use o seu bom senso. Mantenha o sangue-frio e todo o seu charme em qualquer situação.

Capricórnio - 5 de Ouros

Este é um dos Arcanos que nos fala de carências e da sensação de que estamos sós. Sentimos, muitas vezes, isto… Não conseguimos aceitar os "nãos" que a vida nos traz e prostramo-nos e entregamo-nos às mágoas e ressentimentos, em vez de tentarmos entender os "porquês" e "para quês". Isso, sim, traz benefícios e maturidade, agora, o "coitadinho/a de mim" e "a vida é injusta", etc., etc., só nos paralisa e tira as poucas forças que temos.

Quando é que vamos entender que, quanto mais para baixo estivermos, mais difícil é sair daí?! Alegria atrai alegria; saúde atrai saúde; prosperidade atrai prosperidade; amor atrai amor. Se vivermos em constante tristeza, pessimismo e insegurança, é isso que vamos estar a chamar para nós. A nossa postura comanda a vida e, consequentemente, o futuro. O que quer para si? Mais do mesmo, ou quer um futuro bonito? Quer que o sol brilhe ou vai continuar com uma nuvem em cima da sua cabeça? A opção é nossa. Parece fácil, mas não é, diz-me. Mas será que tem tentado o seu melhor? Talvez não tenha tentado tudo. Voltou a tentar, depois daquele "não"? Sente que pode faltar algo na sua vida? Hum, e quem é que pode resolver isso? Nunca estamos sozinhos, principalmente, do outro lado do véu, e temos tempo e espaço para escolher outras opções que nos farão mais felizes. Não se isole, porque isso só traz infelicidade, ao contrário do que pode parecer, de início.

Aquário - A Estrela

A Estrelinha! É tão tranquila esta carta, tão positiva. Ela representa uma fase melhor, na qual a saúde pode ser recuperada e o ambiente pode tranquilizar-se, e na qual as dificuldades se atenuam. Isto porque a sua postura também se harmoniza. As dificuldades e os obstáculos são tanto maiores quanto mais rígida for a nossa postura. Se formos como o bambu, que cede ao balançar dos ventos, pode ter a certeza de que essas tempestades tornam-se ténues, logo, mais fáceis de ultrapassar.

A Estrela é toda ela inspiração, sonhos, e, aqui, ela pode representar, precisamente, a realização de um dos seus.

Em particular nos amores, a carta XVII pede que se entregue ao amor, de forma honesta. Entregar ao amor não quer dizer que não esteja atento/a aos sinais. A prudência deve estar, sempre, presente, mas, numa proporção sensata, para que não destrua a espontaneidade e os bons momentos. Andamos à procura de relações perfeitas, o que é um grande sarilho e uma grande ilusão! Não há, nunca houve, nem encontrará uma pessoa perfeita, quanto muito há características que são mais compatíveis e outras menos. O que fazer? Aceitar e não tentar mudar. Quem somos nós para mudar alguém?

Em termos mais pessoais, sua criatividade estará numa ótima fase, sob a influência deste bonito Arcano. Mostre, a quem ainda não percebeu, a sua grande capacidade de criar e de ver mais além. Um Aquariano é, por natureza, visionário.

Peixes - 2 de Espadas

"Duas coisas indicam fraqueza: calar-se, quando é preciso falar, e falar, quando é preciso calar-se." (Provérbio Persa)

E, por norma, baralhamos muito estas nossas opções. Poucas são as vezes em que nos conseguimos manter calados. Os nossos mecanismos de defesa estão formatados dessa forma. Reagimos, ao primeiro sinal de ataque, seja ele real ou não. Os nossos medos, traumas e outros que tais impedem-nos de parar e pensar, sensatamente. Outras vezes, no sentido de evitar "guerras", decidimos, pura e simplesmente, deixar de comunicar.

É, precisamente, o que esta lâmina indica; que pode estar numa fase de acentuada falta de comunicação entre si e a sua "metade", ou com a sua família/os seus amigos. Pode indicar, também, que há qualquer assunto ou questão que não está a querer "ver", compreender, ou, mesmo, aceitar.

Este Arcano pede que veja essas questões de outro ponto de vista. Inverta posições, no caso de envolver outras pessoas. Estamos muito habituados a ver tudo apenas do nosso ponto de vista, o que, evidentemente, é pouco e não funciona. Então, o conselho desta semana é: comunique, de forma mais clara, mas ouça, também. Ouça, sem defesas e sem preconceitos. Esteja emocional e mentalmente disponível para que, se tiver de mudar de ideias, possa mudar, porque isso não é sinal de fraqueza, mas, sim, de inteligência e boa formação moral.