urlvisit
SELFIE TAROT

Horóscopo: saiba as previsões do Tarot para esta semana (28 de setembro - 4 de outubro)

Vera Xavier partilha dicas para fazer meditação na quarentena
Aprenda a fazer exercícios de respiração com Vera Xavier
Já ouviu falar em chacras? Vera Xavier explica-lhe a importância de cada um deles
A oração é uma defesa psíquica? Vera Xavier responde
Vera Xavier esclarece a diferença entre a inveja e a admiração

A Taróloga e Life Coach Vera Xavier dá-lhe a conhecer as previsões dos signos, para a semana de 28 de setembro a 4 de outubro.

Carneiro - 9 de Ouros

"Ganhamos a vida através do que recebemos. Construímos uma vida através do que damos." (Winston Churchill)

Será que não estamos excessivamente focados nas nossas necessidades, negligenciando a generosidade com o outro, o altruísmo? Será que temos em consideração o que os outros precisam? Há quanto tempo teve aquele gesto bonito, romântico, magnânimo?

No meio deste rebuliço, que é a vida, será que não encontramos tempo de qualidade para aqueles que são, de facto, importantes? Parece que estamos todos a deixar-nos enredar pelo "umbiguismo", mesmo e, principalmente, quando este é mascarado de bondade.

Que raio de mundo construímos nós, assim? Mesmo que sejam pequenos gestos, é preciso fazer mais do que fazemos atualmente. Talvez muito mais. Não precisamos de cair no extremo oposto que é a displicência connosco próprios, mas há tempo para tudo e para todos.

Não parece, mas o 9 de Ouros é uma carta muito positiva em particular no aspeto material. Assim sendo, é possível que algo se desbloqueie a este nível.

Contudo, o conselho do Tarot é que não se foque exclusivamente nestes assuntos, porque este Arcano também nos pode ajudar muitíssimo na expansão de nossa consciência. O que poderá desencadear esta expansão? Um autoconhecimento maior e isso pode transformar-se numa maior confiança e segurança em nós mesmos

Touro - O Papa

"Se o ideal é possível, o suficiente não basta." (Autor desconhecido)

A verdade é que, a maioria de nós, contenta-se apenas com o suficiente, com a mediania. Por que será? Esta é a pergunta que deve fazer, se se incluir neste grande grupo.

O Papa pergunta se tem agido de forma livre e pessoal ou se tem sido condicionado pelos outros e pela sociedade? Pergunta, também, se, mesmo por amor, não tem, também, condicionado os outros? É natural que, quando só conhecemos uma forma de agir, o sigamos e o ensinemos a quem vem a seguir à nossa prole. Mas, o grande desafio do Papa é derrubar dogmas e pré-conceitos. Quem é que disse que temos que agir assim ou assado? Onde é que isso está escrito? Há regras morais básicas que devemos seguir por razoes óbvias, mas, depois, é preciso ir para além delas. Não somos ovelhas… ou, pelo menos, vamos tentar não ser.

Esta semana, pede o Tarot, entre em contacto com o seu Mestre pessoal, com aquele que sabe tudo, com aquela voz – sumida por causa da nossa mente doente - que lhe dá sempre bons conselhos. O seu Grilo Falante tem coisas para lhe dizer. Ouça-o e evitará alguns reveses. Sim, nós temos algum livre-arbítrio.  

Gémeos - 7 de Espadas

"O que te irrita domina-te logo, aquele que te irrita domina-te. Por que o permites?"

Quem diz irritar, diz outras reações. Sempre que alguém nos "tira do sério", sempre que alguém nos faz perder o controlo, já estamos sob o seu jugo, já estamos a ser manipulados.

É uma pena que nos deixemos levar tão facilmente. É, afinal, absurdamente fácil controlarem-nos. Cada vez que achamos que alguém nos faz mal, seja de que forma for, essa pessoa já nem precisa de fazer coisíssima nenhuma porque o "mal" já está feito na nossa mente.

Seria bom que nos consciencializássemos disto. Tão rápido assimilamos esta verdade, tão rápido nos tornamos mais seguros e menos permissíveis.

As suas relações pessoais podem estar a precisar de mais diálogo. Não andará a fugir de algumas conversas? De que se esconde? O que esconde? Do que tem medo, afinal? Da perda? Se perdeu, nunca foi seu.

Na área profissional, e não só, esta lâmina pede que não ceda a propostas sedutoras e ilusórias. Cuidado com os caminhos escusos. Cuidado com as tentações. Uma vez entrado nesses meandros, torna-se difícil sair…

Caranguejo - O Karma

Este é o Arcano da ressurreição, do renascimento e da redenção. As velhas feridas – ainda não saradas – voltam a abrir-se; as velhas relações, os velhos "ses" retornam na esperança de serem resolvidos.

Agora é altura de sermos salvos por nós próprios. Não espere ajudas externas, porque esta fase é profundamente individual e solitária, na melhor das aceções desta palavra que tanto detestamos. 

Depois desta fase, é natural que se sinta mais maduro/a, mais seguro/a e que sinta também que passou para uma nova etapa, para outro estágio da sua existência. Well done!

Esta especial lâmina pede também que "limpe" o ruído que existe à sua volta.

Para que consiga tirar o melhor proveito desta fase importante, é preciso, talvez, filtrar amizades, práticas que nada trazem de positivo, entretenimento que nos empobrece, etc.

No fundo, é preciso criar espaço que tem sido ocupado com coisas pouco significativas e de pouco valor. Como já reparou, o tempo está a passar muito depressa, portanto, lembre-se de que a vida é inestimável. Respeite-a, tal como ela merece.

Leão – 7 de Copas

"A Ciência é o conhecimento organizado. A Sabedoria é vida organizada." (Immanuel Kant)

O 7 de Copas pode indicar que a sua vida não está um primor em termos de organização. Quando assim é, como quer ter tempo para si e para aquilo que, de facto, importa? Como assimila as lições? Como assimila os ensinamentos?

Quando já nem temos tempo para organizar o caos mental, nem o que nos rodeia, quer dizer que ainda estamos longe da paz interior, verdade? Muito longe.

Organizar uma vida requer tempo, disponibilidade e paciência, tem-las?

Este Arcano, também, alude ao escapismo, como forma de não enfrentar a realidade. A pergunta é: de que adianta tentar escapar? Só adia o que tem de ser feito. Se é para fazer, então, que seja agora!

Não protele, porque bloqueia a sua vida, sabe disto, não sabe? E é tão bom o alívio, que vem depois de resolvermos as questões pendentes. Não importa muito se acaba bem ou não, importa é que acaba/resolve.

Em particular na área afectiva, é preciso ter algum cuidado com as projeções irrealistas. Os despertares costumam ser dolorosos. Otimismo sim, idealismo não. É fácil cairmos na tentação de nos encantarmos pelo Amor.

Virgem - 3 de Copas

Ah, merecíamos tanto uma lâmina de mimo, de bem-estar e de bons momentos!

Esta semana tende a concretizar algo; vai concluir um projecto; vai iniciar uma fase pessoal bem mais animada; vai dinamizar a sua vida social; as suas amizades serão renovadas? Pode ser uma das situações ou, melhor ainda, podem ser várias. Muito depende de nós, verdade? A verdade é que temos andado meio desmotivados/as ultimamente, não é car@ virginian@?

As coisas não andam ao ritmo que queremos, pois não? Lá está, a questão da paciência, característica que temos de aprimorar… bastante.

Se tem andado com a sua saúde frágil, o 3 de Copas indica melhorias. Se tem andado de candeias às avessas com a sua "metade", respire fundo, serene a sua mente, porque uma fase melhor chega agora - também porque a sua postura melhora. Relaxe!

Já sabe que tem de fazer a sua parte neste grande Jogo que é a vida! Não espere melhorias, se estiver zangado/a, rabugento/a, descrente, etc. Olhe em frente e não para o chão! Expanda perspectivas, anime-se e espere o melhor! Sempre que lutamos a recompensa chega, mais tarde ou mais cedo.

Balança – 5 de Paus

Cada dia pode ser um dia vitorioso, desde que não desistamos dos nossos pequenos e grandes objetivos. Claro que nem tudo pode ser conseguido de um dia para o outro, mas, no tempo devido, e, se for o melhor para si, acontecerá. Paciência e persistência são as armas capitais para a sua vitória completa. Claro que podemos ser vitoriosos em várias áreas de vida!

O pequeno David da Bíblia venceu o gigante Golias apenas com uma pedra e uma funda, mas há outros meios de vencer os obstáculos. A persistência não pode não ser a arma mais rápida, mas talvez seja de todas a mais eficiente.

Nada deve substituir a perseverança, a constância, nem mesmo o talento ou o conhecimento, pois de que serve ser um génio, se não tivermos ânimo para avançar?

E a concorrência? Sempre existiu e existirá, mas, se pensar bem, ela apenas serve para que nos entusiasmemos e encontremos soluções ainda mais criativas para nos superarmos.

Em suma, esta parece ser uma semana muito ativa, de luta, de ação prazerosa. Nada de ficar estirado/a no sofá, à espera que as coisas lhe caiam do céu! Elas caiem, mas temos de estar preparados para as receber nos nossos braços.

Escorpião - 2 de Copas

"Rico não é quem mais tem, é quem de menos precisa."

Este bonito Arcano é um dos mais amorosos do Tarot, então, anime-se!

Por que será que o ser humano é um eterno insatisfeito? O que temos nunca nos chega. Desvalorizamos o presente focando num sonho mais ou menos hipotético por realizar e é assim que, muitas vezes, hipotecamos a nossa felicidade/bem-estar que está, que tem de estar no presente. Tantas vezes, quando damos conta, já perdemos tempo precioso naquilo que era era meramente fútil.

Andamos numa busca incessante por algo que ainda não sabemos muito bem o que é, simplesmente porque, teimosamente, continuamos à procura fora e não dentro de nós. Direi estas palavras até se cansar!

O Tarot recomenda que viva cada momento como se fosse o mais importante (porque é!), como se de um presente dos céus se tratasse (porque é!).

Tire proveito até, e principalmente, daquelas situações ou momentos que parecem irrisórios. Dê espaço para conhecer melhor cada pessoa que existe na vida. Isto é tão importante! Por alguma razão, elas fazem parte de si e, escusado será dizer, valorize todas elas, sejam do seu agregado familiar, sejam os seus amigos.

"Aprenda que não temos que mudar de amigos, se compreendermos o que eles mudam. Perceba que o seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa ou nada e terem bons momentos juntos para sempre." (Veronica Shoffstall)

Sagitário – Ás de Espadas

"O que constitui o valor de um homem não é a verdade, que qualquer pessoa pode possuir ou supõe possuir, mas o empenho sincero que o homem empregou para descobrir a verdade." (Gotthold Lessing)

A maioria de nós interessa-se pela sua verdade, pelas suas ideias e opiniões, independentemente de estarem corretos ou não. Que mal pode advir, se ouvirmos o que os outros têm para dizer? Que resistências são estas que nós temos em aprender, mesmo com os aparentemente menos sábios? Teremos medo de descobrir que podemos não estar tão certos/as quanto pensamos? É bom abrirmos os horizontes, conhecermos outros pontos de vista, explorar outros caminhos. Cingirmo-nos ao que sabemos conduz-nos ao… poucaxinho, porque nós aprendemos uns com os outros. Tolo é aquilo que não gosta de aprender e ser corrigido.

Nos afetos, o Tarot pede-lhe que seja menos distante e muito menos… medroso/a!

É verdade, estou a chamar-lhe medricas e, se não é, prove-o a si próprio/a!

Algo precisa de ser esclarecido? Algum passo em frente deve ser dado? Então, não adie mais. Exponha as suas dúvidas, as suas vontades, os seus desejos e tudo aquilo que o/a poderá estar a inibir e a afastar da sua "metade" ou futura "metade".

Capricórnio – O Mundo

Perdemos, talvez, demasiado tempo a olhar para o exterior… Perdemos muito tempo e energia, tentando agradar a todos. Precisamos de ser validados, porque somos inseguros. Quando não o formos, aí já não precisamos dessa validação. Validamo-nos a nós mesmos.

Muitos de nós ainda nos sentimos invadidos por uma sensação de impotência, porque parece que essas transformações são muito difíceis, quase impossíveis. de acontecer em nós.

Sabe por que é que são difíceis? Porque a nossa prioridade deveria ser a de olharmos para dentro e mudarmos o que em nós ainda persiste de menos positivo. Queremos mudar o mundo, queremos mudar as pessoas que nos rodeiam, mas somos incapazes de nos melhorar… Que pretensão!

O Tarot pede-lhe que tire algum tempo da sua semana para olhar, verdadeiramente, para dentro si mesmo/a. Não para a parte física, mas para tudo o que está guardado dentro de si, para o seu ego/máscara/persona que é frágil e irreal.

Confronte e aceite as características da sua real personalidade, sejam boas ou as a trabalhar (sentiu a subtileza?), pois a aceitação é o primeiro passo para o nosso aperfeiçoamento.

O Mundo é um dos Arcanos mais luminosos do Tarot, por isso, traz também prenúncios de bons momentos que podem ser no trabalho ou na sua vida pessoal. Sabe o que isto quer dizer? Quer dizer que vai fazer a sua parte no seu crescimento! Bom trabalho.

Aquário – 8 de Ouros

"O valor de uma pessoa é baseado no que ela é, não sobre o que ela faz ou quanto ela tem. O valor de uma pessoa, ou de uma coisa, ou uma ideia, está em ser, não em fazer ou ter.

Esta é uma verdade que parece tão lógica, mas que, infelizmente, é preciso que a recordemos de tempos a tempos, pois a nossa sociedade parece estar completamente rendida ao lado material da vida. A pergunta desta semana é: quer ser diferente? O que vai fazer para isso?

O 8 de Ouros pede-lhe que domine a sua ansiedade, pois as concretizações, por que tanto anseia, poderão não estar para breve. Ainda é tempo de trabalhar nelas. Nada de desesperos, porque as concretizações podem vir, a seu tempo.

Então, que tal aproveitar para se dedicar aos assuntos que tem subestimado? Ah pois é… Como está esse coração? Parece que a coisa "não ata nem desata"? Quando é que nós vamos entender que só conseguimos atingir o equilíbrio, se estivermos bem nas várias áreas da nossa existência?

É através da confiança e harmonia que se consegue chegar à plenitude. Plenitude pode ser um bem-estar estruturado.

Por que é que temos de nos dedicar, exclusivamente, a isto ou àquilo e deixar o resto para trás? O coração, a família, a carreira, a saúde, o bem-estar, a aprendizagem, o social são todos importantes. Com discernimento consegue-se esse equilíbrio, sim!

Peixes – 2 de Paus

"Não podemos fazer tudo imediatamente, mas podemos fazer algumas coisas já." (Calvin Coolidge)

Hum… Parece desmotivado/a. Está nostálgico/a? Descrente? Não siga essa via!

O Tarot indica que, esta semana, poderá ser invadido por um sentimento de melancolia que, por sua vez, o levará à letargia. Não queremos isso!

O que poderá estar na origem de tal estado de alma? O que há que mudar na sua vida? Tem consciência do que é? Se já sabe, já tem alguma vantagem e pode começar já a trabalhar nessa mudança! Sem pressa, ao seu ritmo e combatendo constantemente o danado do medo. Consegue, sim!

Se não sabe, ainda, que área da vida precisa de ar fresco, talvez a sua prioridade seja descobrir o que lhe está a faltar. Porque a malta que ser feliz!

Está na hora de se focar no que realmente importa. Chega de desculpas sem sentido, porque não é altura de perder o foco, nem de esquecer os seus objetivos e os seus projetos, protelando-os, indefinidamente.

Feche os olhos e imagine como e onde quer estar daqui a alguns anos: que tipo de pessoa quer ser? Que projetos quer desenvolver? Lembre-se de que toda a gente tem o direito a mudar de opinião e os objetivos de ontem podem ter evoluído e terem-se transformado em algo diferente. Ou seja, seja flexível.