urlvisit
EXCLUSIVO

Pedro e João Moreira apostam em novo projeto: "Já mudámos muitas vidas"

João Moreira na Selfie
Isabela Cardinali organiza festa de arromba para Pedro Moreira
Isabela Cardinali dá os parabéns a Pedro Moreira com as imagens mais românticas do casal
"Casa dos Segredos": Isabela Cardinali e Pedro Moreira na Selfie
Isabela Cardinali declara-se a Pedro Moreira em dia especial

Apaixonados pela prática de exercício físico e por um estilo de vida equilibrado, os personal trainers Pedro e João Moreira criaram o projeto Fitness Creators e estão empenhados em mudar vidas. Os irmãos, que se tornaram conhecidos pela participação na "Casa dos Segredos", estiveram à conversa com a SELFIE.

Para quem não conhece. Como nasceu o projeto Fitness Creators?
O projeto Fitness Creators é a renovação de um projeto, que nasceu há uns meses, chamado JPTEAM. Tudo nasceu e foi criado, a partir do amor que ambos partilhamos pela prática de exercício físico e por um estilo de vida equilibrado. A paixão com que vivemos, diariamente, o fitness tinha de ser passada para os outros. Ajudar pessoas que, por vezes, nem sabem como começar, faz-nos sentir realizados!

Devido à pandemia, vocês readaptaram o conceito. O que mudou?
Desde o inicio que o nosso projeto é quase todo ele online. Existe muita gente que procura ajuda para treinar em casa, não só por podermos ajudar na prescrição de treinos, como pela motivação que passamos. Tínhamos, também, pessoas que treinavam em ginásios e essas, sim, foram as mais afetadas, pelas óbvias restrições. Isso motivou-nos a fazer personal training virtual e a transmitir algumas aulas, através das redes sociais. Foi um sucesso!

Enquanto personal trainers, têm sido muito solicitados, sobretudo, depois do confinamento?
Temos sido bastante procurados. Percebemos que devíamos ser mais do que personal trainers e que devíamos entender muitas outras variáveis que influenciam o treino. Mantivemos as avaliações iniciais, para estruturarmos planos individuais, e "exigimos" feedback, todas as semanas, em vídeo. Vamos trabalhar no progresso, porque o objetivo do cliente é a nossa prioridade. Sempre.

Quem é que mais vos procura? E o que é que as pessoas procuram mais?​
Quem mais nos procura são mulheres com excesso de peso e com falta de motivação e autoestima. Pelas suas rotinas e estilo de vida, procuram mais treinos em casa, com o objetivo de perder peso e de se sentirem ativas. O facto de poderem partilhar algumas frustrações, ou dificuldades, via Whatsapp, em videochamada, permite que as pessoas, comodamente, se sintam confiantes e suportadas por nós.

Os hábitos são o mais difícil de mudar?
O mais difícil acaba por ser demonstrar às pessoas que, efetivamente, há sempre tempo para a atividade física e que essa atividade física vai mudar a sua vida. E é mesmo para isso que nós cá estamos: mudar vidas! A parte alimentar é outra questão, que podemos conduzir, dando algumas dicas e suporte. Não somos nutricionistas, nem podemos prescrever planos alimentares, contudo, a nossa experiência e o nosso conhecimento na área (com o devido conhecimento do histórico da pessoa) permitem-nos dar algumas indicações que têm resultado muito bem.

Na vossa página de Instagram, têm já vários testemunhos de pessoas. É um orgulho verem que contribuíram para os resultados?
Estamos muito orgulhosos. Principalmente, por sabermos que muitos partiram do zero e prescindiram de muita coisa, para lutarem pelos seus objetivos físicos e de saúde, também. Obviamente que saber que o nosso trabalho influencia, positivamente, a vida de alguém deixa-nos motivados para continuarmos, dia após dia, a trabalhar para que os casos se vão sucedendo. E muitos mais estão para vir. Aguardem!

É, sempre, possível reeducarmo-nos e mudarmos o nosso corpo?
É sempre possível. O contexto individual de cada um merece uma atenção diferente, obviamente. Por vezes, é preciso ter mais paciência em alguns casos, pois, muitas vezes, as pessoas procuram resultados rápidos. Mas começar a fazer exercício físico e a reeducar a parte alimentar, por si só, é uma mudança que provoca alterações imediatas. O bem-estar provocado pelo exercício físico e o chegar, ao fim do dia, com a sensação de missão cumprida é inexplicável.

Qual o tempo mínimo para vermos resultados?
Cada caso é uma caso, daí fazermos trabalho personalizado. Depende, sempre, da individualidade biológica, mas, genericamente, podemos ver resultados em quatro semanas, pelas readaptações iniciais. Mas não nos esqueçamos de que é um processo, um estilo de vida, em alguns casos. Quanto mais tempo e mais trabalho, mais sólidas serão as alterações.

Quais são os casos mais difíceis?
Temos pessoas que estão fora o dia todo. Literalmente, o dia todo. Conseguir gerir o cansaço para, depois, chegar a casa, ao fim do dia, e, ainda, treinar - quando só existe vontade de estar com a família - acaba por exigir de nós o trabalho de mudar mindsets. Muita gente pensa em desistir, diz que não aguenta e todo esse stress leva-os a perder o foco no treino e na alimentação. Mas nós estamos lá: disponíveis 24 horas, para motivar, para ajudar. Somos uma família!

Não é só quem tem peso a mais que vos procura, certo?
Certo. Temos pessoas que querem construir massa muscular e treinam em ginásios. Fazemos a prescrição de treino e controlamos o progresso, e respetivas periodizações. Admitimos que esta é mais a nossa praia, mas ajudamos dezenas de pessoas que treinam em casa e somos 100% focados em todos os atletas que treinam connosco.

Já mudaram muitas vidas?
Já mudámos muitas vidas. Felizmente, temos conseguido que a nossa palavra chegue às pessoas que trabalham connosco. Mudamos corpos, mas, sobretudo, mudamos a visão das pessoas sobre o exercício físico e o equilíbrio nutricional. Temos pessoas que ganharam o vício do treino, tanto quanto nós, e que nos dizem que já não vivem sem ir fazer o seu treino. É maravilhoso condicionar a rotina de alguém desta forma, não é?

Vocês próprios mudaram?
Tudo começou em 2013, quando decidimos mudar. Começámos com objetivos diferentes: um queria ganhar massa muscular, porque sempre teve complexos por ser magro, e o outro, porque era gordo e emagreceu repentinamente, perdeu a massa muscular toda e ficou com uma composição corporal não saudável, com muita gordura e pouca massa muscular. Fomos evoluindo e começámos a perceber que os resultados vão aparecendo com paciência e com conhecimento. Ter um profissional que nos indique o caminho não é obrigatório, mas ajuda-nos a evitar alguns enganos no caminho. Hoje, sentimo-nos bem com o nosso corpo, percebendo que existem fases diferentes. Mas adoramos isto: tanto para nós, como para ajudar os outros.