Nacional

Cidade FM tem novo projeto: "Vamos responder às perguntas difíceis sobre a União Europeia"

A Cidade FM e o Parlamento Europeu juntaram-se para despertar os jovens para os temas da União Europeia e Nuno Castilho de Matos, diretor de informação da Media Capital Rádios, explica em que consistem as diferentes iniciativas.

A iniciativa arranca já no próximo fim de semana e surge, nas palavras de Nuno Castilho de Matos, com o objetivo de "se falar sobre questões europeias com os jovens portugueses".

"A Cidade FM tem um papel importante na passagem de mensagens pelo facto de falar para os jovens com uma linguagem mais acessível e é exatamente esta franja da população, sobretudo os jovens universitários, com quem as instituições europeias têm notado, ao longo dos anos, maior dificuldade em comunicar o que quer que seja", sublinha o diretor de informação da Media Capital Rádios, que acrescenta, ainda: "Pretendemos informar e mostrar a estes jovens que há muitas e variadas oportunidades dentro do espaço europeu, que muitas vezes passam ao lado, e sobretudo pô-los a pensar sobre o que está bem e o que está mal dentro da União Europeia."

"Os jovens que nasceram já dentro da União Europeia têm como dado adquirido questões tão básicas como poder viajar sem passaporte entre os diferentes países, não pagar mais taxas de telemóvel, poder utilizar a mesma moeda nos diferentes países... há uns anos isso não acontecia. Com esta iniciativa pretende-se que os jovens tenham consciência de como se adquiriram estes direitos e aproximar os jovens destas instituições, para que percebam que têm um papel ativo que devem acionar", esclarece Nuno Castilho de Matos, que reforça a importância de iniciativas como esta numa época em que se vivem conflitos como o do Afeganistão: "Os jovens estão conscientes para os problemas, mas não conhecem as ferramentas ao seu dispor para terem um papel ativo. É essencial que os jovens estejam a par das medidas, oportunidades e políticas que saem da União Europeia e que percebam, exatamente, o que fazem as instituições europeias, nomeadamente o Parlamento Europeu."

Assim, para ajudar a perceber a União Europeia, a Cidade FM vai estar presente na escola de verão da Comissão Europeia, o SummerCEmp, que decorre de 27 a 30 de agosto, no concelho de Alcoutim, no distrito de Faro. No domingo, dia 29 de agosto, da parte da tarde, a animadora Laura Ferreira irá apresentar o evento 'Speed-debating com eurodeputados', dedicado ao Parlamento Europeu e eurodeputados, que visa a realização de conversas simultâneas e rotativas entre um eurodeputado e um grupo de jovens participantes do SummerCEmp.

Na Cidade FM, haverá, ainda, de 30 de agosto a 1 de outubro, a rubrica diária "Pelos Caminhos da Europa", que visa responder a dúvidas e informar os ouvintes sobre as iniciativas e políticas do Parlamento Europeu, no programa da tarde "Toque de Saída", conduzida pelo jornalista Paulo Alexandre Santos, em conjunto com os animadores Tecas, João Paulo Sousa, Artur Simões e Diogo Sena.

"O que se pretende é falar completamente sem tabus, de forma aberta e esclarecedora sobre todos estes temas, que podem ir desde à sustentabilidade ambiental à económica, passado pela questão do acolhimento de refugiados ou formas de participar em projetos de voluntariado", frisa Nuno Castilho de Matos.

O novo projeto dedicado a temas europeus estará, igualmente presente no site da Cidade FM e nas redes sociais, onde, de 15 de setembro a 31 de outubro, serão divulgados vídeos semanais, com a participação de eurodeputados portugueses, que respondem às "perguntas difíceis" feitas por um dos animadores do programa ‘Toque de Saída’.

O diretor de informação da Media Capital Rádios explica, ainda, que a Rádio Comercial vai fazer a cobertura do SummerCEmp, tal como tem acontecido nas últimas edições. Na segunda-feira, dia 30 de agosto, os jornalistas da Media Capital, Paulo Alexandre Santos, da Rádio Comercial, e Filipe Caetano, editor de internacional da TVI, vão moderar a conversa com o responsável pelos discursos da presidente da Comissão Europeia, numa antecipação ao discurso de Ursula Von Der Leyen sobre o Estado da União Europeia, que vai acontecer a meio de setembro.

Mas as iniciativas no âmbito deste projeto não se ficam por aqui e, a partir de 1 de setembro, a MCR vai contar com um espaço dedicado ao tema da sustentabilidade nos vários sites das rádios. "Será disponibilizado conteúdo informativo a propósito das medidas que estão a ser tomadas pelas instituições europeias, nomeadamente o Parlamento Europeu, bem como dicas e políticas europeias orientadas para a sustentabilidade, tema cada vez mais relevante para o presente e futuro de todos nós", salienta o diretor de informação da Media Capital Rádios.

No final de todas estas ações, Nuno Castilho de Matos espera que o sucesso deste "descomplicómetro em assuntos da UE" seja tal que, "quem sabe, passem a ser conteúdos permanentes".

Relacionados

Patrocinados