urlvisit

João Reis ruma a Alemanha para se juntar a protesto de consciencialização climática

João Reis ruma a Alemanha para se juntar a protesto
«A Disputa» reúne João Reis e Nuno Baltazar
Ao lado do pai, Catarina Furtado celebra dia especial com vídeo "maravilhoso"
Catarina Furtado e João Reis em viagem pela Escócia
As férias paradisíacas de Catarina Furtado

Ende Gelaende, o movimento anual anti-carvão que apela ao fim da exploração mineira, contou com o apoio e presença do ator João Reis.

Foi nas redes sociais que o marido de Catarina Furtado partilhou fotografias do evento anual de protestos, explicitando o objetivo do mesmo: "[...] Um manifesto contra o uso do carvão e a exploração das minas, o combustível fóssil que mais contribui para as emissões de CO2."

"O carvão continua a ser o principal recurso para a produção de energia elétrica, em todo o mundo, mas esta não é uma situação irreversível, nem sustentável", continuou.

"Os ativistas climáticos exigem o fim imediato da extração e do uso do carvão, como o primeiro passo para uma justiça climática. Admiro-lhes a coragem, a convicção e a preocupação genuína e sustentada, na defesa das suas ideias, para uma transição energética justa. E acredito que o futuro, o nosso futuro, tem de passar por aqui", concluiu.

João Reis recebeu uma onda de apoio por parte de fãs e amigos, que também se mostraram apoiantes da causa.

Note-se que a coligação Ende Gelaende apela à desobediência civil contra a exploração mineira de lenhite. Desde 2015, organizaram quatro ações, nas quais houve um bloqueio levado a cabo por milhares de pessoas, nas minas centrais em campos de carvão. Para o movimento, esta é apenas uma parte integrante de algo maior, que visa pela mudança de sistema e pela justiça climática.

Veja, agora, as imagens partilhadas pelo ator.