urlvisit

Morreu ex-ministro Jorge Coelho

com Lusa
Morte de Jorge Coelho deixa política de luto: "Um grande choque", diz Marcelo
Circulatura do quadrado - «Um abraço, Jorge Coelho»
Carlos Andrade recorda Jorge Coelho: “Alguém que amava viver como poucos”
Guterres reage à morte de Jorge Coelho: “Uma perda irreparável”
Costa reage à morte de Jorge Coelho: “Um momento muito muito doloroso”

O ex-dirigente socialista e antigo ministro Jorge Coelho morreu esta quarta-feira, dia 7, na Figueira da Foz, de doença súbita.

Jorge Coelho morreu, aos 66 anos, vítima de doença súbita, na Figueira da Foz, quando visitava uma casa na zona turística da cidade, disse à agência Lusa fonte dos bombeiros.

De acordo com Jody Rato, comandante dos Bombeiros Voluntários da Figueira da Foz, Jorge Coelho sentiu-se mal durante a visita a uma habitação na rua da Liberdade, na zona turística do Bairro Novo.

"A senhora que estava com ele ligou para o 112 e quando a nossa equipa chegou ao local ele estava em paragem cardiorrespiratória. Foram feitas manobras de reanimação mas não foi possível reverter a situação", tendo o óbito sido declarado no local, adiantou o comandante.

Jorge Coelho foi ministro de três pastas nos governos de António Guterres: ministro Adjunto; ministro da Administração Interna; ministro da Presidência e do Equipamento Social.

A partir de 1992, com Guterres na liderança, Jorge Coelho foi secretário nacional para a organização, contribuindo para a vitória eleitoral dos socialistas nas legislativas outubro de 1995.

Nascido em 17 de julho de 1954, em Mangualde, distrito de Viseu, Jorge Coelho era empresário, mas continuou sempre a acompanhar a atividade política, como comentador de programas como a Quadratura do Círculo, na SIC Notícias e TSF, mas também como cidadão.

Jorge Coelho marcou a atividade política ao demitir-se do cargo de ministro do Equipamento do executivo de António Guterres após a queda da ponte de Entre-os-Rios em 04 de março de 2001, alegando que "a culpa não pode morrer solteira".

Na TVI, foi comentador no programa "Circulatura do Quadrado".