No Instagram

Maria João Abreu: sucedem-se as homenagens à atriz

A notícia da morte de Maria João Abreu, aos 57 anos, deixou o país em choque e, nas redes sociais, sucedem-se as homenagens à atriz.

Maria João Abreu morreu, esta quinta-feira, dia 13, na sequência de dois aneurismas.

Portugal está em choque e os amigos e colegas da atriz já se começaram a manifestar-se nas redes sociais, com mensagens de pesar.

Daniel Oliveira [Diretor de Programas da SIC]: "Obrigado, Maria João."

Nuno Santos [Diretor Geral da TVI]: "A Maria João Abreu era uma inspiração suprema. Uma grande atriz. Não apenas uma grande atriz popular, mas uma atriz de múltiplos talentos. Deixa saudades em todos aqueles com quem se cruzou. E somos muitos! Obrigado, Maria João. 'Uma mulher maravilhosa, uma mãe maravilhosa', alguém disse na vertigem das emoções desta tarde. Eis o que fica. E fica para sempre."

Cristina Ferreira [Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI]: "Querida João"

Ruy de Carvalho [ator]: "Até um dia, minha querida..."

Teresa Guilherme [apresentadora]: "Que tristeza a partida da Maria João Abreu. Uma atriz fantástica, uma mãe maravilhosa, uma grande mulher. Descansa em paz. Todos já sentimos muitas saudades tuas. Beijo grande para toda a família. Grande tristeza."

Sofia Alves [atriz]: "Sem palavras. Que dor no coração. Descansa em paz."

José Carlos Pereira [ator]: "Não quero acreditar... minha querida João. Não posso aceitar. Que tristeza imensa... Partes cedo demais, tu e o teu coração . Amar-te-ei sempre..."

Sofia Arruda [atriz]: "Minha João, nossa João. Não há palavras para esta partida tão prematura. Vou amar-te sempre. Vamos amar-te sempre.  Deixo esta pequena homenagem a cores, porque é assim que te vejo, a cores, com tanta tanta luz. Obrigada por tudo o que me deste! Os meus sinceros sentimentos para toda a família."

Sónia Araújo [apresentadora]: "Chocada, profundamente triste... sem chão. Só me apetece dizer asneiras... caramba!!! Somos mesmo instantes! Que injustiça tão grande."

Fernanda Serrano [atriz]: "Há coisas que não se entendem. Esta é uma delas! Que continues a ser uma luz bonita como sempre foste. Nunca tive o privilégio de trabalharmos juntas... assim não aconteceu! Paz no teu descanso".

Fátima Lopes [apresentadora]: "Estou em choque com a partida da Maria João Abreu. Uma mulher com M grande. Talentosa, alegre, afetuosa e genuinamente boa pessoa. Deixo o meu abraço a todos os que a amam".

Liliana Santos [atriz]: "Querida João!!! Muitos beijinhos e um abraço imenso! Obrigada por tudo o que nos deixaste! Descansa em paz!"

Miguel Costa [ator]: "Querida João. Adoro-te. Adoro-te. Amparaste-me tantas vezes, ajudaste-me, ensinaste-me, a mim e a todos os que tiveram a sorte de conviver e trabalhar contigo. Estás e estarás sempre connosco. Miguel, Ricardo, João, Zé, e toda a família, o meu forte abraço."

Tânia Ribas de Oliveira [apresentadora]: "Quando a tristeza é maior do que as palavras que nos restam."

Diogo Infante [ator]: "A talentosa e multifacetada Maria João Abreu partiu. Nada nos prepara para uma perda destas, súbita, injusta e precoce. A toda a família um forte abraço de coragem. À Maria João, o nosso eterno obrigado por tudo o que nos deu!"

Lourenço Ortigão [ator]: "A mais triste das notícias. Pouco se pode dizer num momento destes. Um beijinho muito grande e muita força para a família, João, Miguel, Ricardo, Zé. Querida, Maria João."

Patrícia Tavares [atriz]: "Descansa em paz, querida João."

Felipa Garnel: Querida Maria João... Deixas tão boas memórias em toda a gente... Um beijo enorme a toda a família, que consigam encontrar paz nesta hora difícil."

Maria Henrique [atriz]: "Não!!!!!!!!"

Núria Madruga [atriz]:"Há seis meses que faço um esforço para dar alguma cor aos meus dias. Mas, quando sabemos de partidas tão prematuras, voltamos a lugares sombrios que nos lembram que a vida é uma passagem demasiado rápida. Toda a força do mundo a todos os familiares da 'nossa' querida Maria João Abreu."

Sofia Grillo [atriz]: "Acreditei até à última! Profundamente triste e sem palavras. Era a Maria João Abreu. E isso diz tudo. Que outros sigam o teu exemplo."

Andreia Rodrigues [apresentadora]: "Lembro-me da última conversa que tivemos... do brilho que tinhas. Lembro-me do teu sorriso e da energia incrível que sempre emanavas. É difícil aceitar. Até sempre, eterna Maria João."

Isabel Angelino [apresentadora]: "A notícia que não queríamos receber... Ainda há cerca de três semanas nos riamos num evento e. agora, logo tu, Maria João, que eras uma lutadora, deixaste-nos... Cruzamo-nos algumas vezes e eras sempre simpática e atenciosa e de sorriso cativante. Eras uma estrela aqui e serás uma estrela no céu! Um abraço a toda a tua família que está a sofrer. Até sempre!"

Leandro [cantor]: "Descansa em paz, Maria João, era seu fã e ficarei com essa memória."

Sofia Nicholson [atriz]: "F***-se, Maria João! Acreditei até às ultimas. Vai descansada. Não serás esquecida!"

Dalila Carmo [atriz]: "Maria João, é muito difícil de acreditar. Não há palavras. Nada na João era impuro ou maldoso. Tudo era bondade e verdade. Tudo era vitalidade e energia anímica. Não acreditamos que isto possa ter acontecido. Os meus sentimentos a toda a família e a força possível. Não há palavras."

César Mourão [humorista]: "Obrigado pela nossa última conversa, apressados, no corredor da SIC."

Nuno Lopes [ator]: "Os meus sentimentos a toda a família. Sem palavras."

Agir [cantor]: "Querida Maria João, foi um honra trabalhar contigo e poder conhecer um pouco melhor a pessoa maravilhosa que és. A Cultura e o Mundo ficaram mais pobres. Forte abraço à família e amigos. Até sempre, Maria João Abreu."

Tiago Teotónio Pereira [ator]: "Sem palavras. Vou guardar-te no coração, para sempre."

Catarina Lopes Rebelo [atriz]: "F****-se. Faltam-me as palavras. Falta-me tudo. Olhavas por mim desde os meus nove anos. Todo o teu carinho, alegria, ternura. Eras das grandes. Tinha tanta esperança que ficasses bem… Minha eterna avó, olha por nós."

Beatriz Costa [atriz]: "Vais ser sempre a mãe que sabe sempre tudo. Choramos-te e aplaudimos-te de pé. Vais fazer-nos tanta falta. Obrigada. Até já, luminosa. O meu coração está com a família."

António Raminhos [humorista]: "Há uma série de pessoas que conhecia ou com quem me cruzei que têm partido de forma, mais ou menos, repentina. Numa flecha, vem o sentimento de injustiça, de tristeza por ela, pela dor da família, os porquês. Mas a maior homenagem que se pode fazer a quem parte é procurar cumprir a nossa própria vida e seguir caminho. Basta pensar 'se eu morresse agora, como é que queria que ficassem as pessoas que gostam de mim?' Eu sei qual é a minha resposta. Seguir a nossa vida não é ignorar a dor dos outros familiares. E quando é alguém muito próximo… seguir a nossa vida, também, não é ignorar o que aconteceu. É fazer o que é suposto, demore o tempo que demorar. A dor de perder alguém é inevitável, o sofrimento, o ficar parado, o reviver vezes sem conta o porquê… é opção, embora, muitas vezes, inconsciente. Às vezes, demora mais tempo a passar, mas o importante é expressar o amor em vida por quem já está noutro plano. Só uma coisa curiosa em relação à Maria João Abreu, durante estes dias fartei-me de lhe enviar muita luz ou 'chuva dourada' como ela dizia. E, cada vez que o fazia, esboçava um sorriso, acho que ela sorria, também. Um beijinho para todos aqueles que, de algum modo, perderam alguém. E lembrem-se, procurem viver como gostariam que os que amam vivessem quando vocês partirem."

Carla Salgueiro [atriz]: "Querida Maria João... Faltam-me as palavras... Muita luz no teu caminho..."

Diogo Amaral [ator]: "Maria João ♡."

Carolina Loureiro [atriz]: "Eterna."

Jéssica Athayde [atriz]: "Não há palavras... O meu amor todo para a família."

Melânia Gomes [atriz]: "Não quero acreditar..."

João Montez [apresentador]: "Não há palavras possíveis. Que m**** de vida esta. Quis o destino que o meu primeiro trabalho em televisão fosse partilhar o ecrã contigo. Que privilégio! Um beijo sentido a toda a família, estamos todos convosco."

Júlia Beard [atriz]: "Porra.... não acredito nisto. A Maria João é daquelas pessoas que... não. Não pode ser. É eterna. Uma das pessoas mais maravilhosas, mais especiais, mais generosas, mais bonitas... não há palavras para descrever o que perdemos. Não há mesmo... Um beijinho do tamanho do mundo, João, Miguel, Ricardo e Zé."

Sofia Cerveira [apresentadora]: "Querida João. Que partida tão inesperada! Mãe adorada, avó maravilhosa, mulher guerreira, atriz fora de série!!! Vais deixar tanta saudade!!! Deixas-nos, porém, num dia tão especial como é o 13 de Maio. Nossa Senhora vai abraçar-te no seu manto de paz e iluminar o teu caminho no céu! Um abraço muito, muito forte a ti, João, ao Miguel e ao Ricardo, ao Zé e a toda a família. Coragem, meus queridos!"

Flávio Furtado [apresentador]: "Até um dia minha querida. Os bons partem sempre primeiro."

Rita Ferro Rodrigues [apresentadora]: "Conheci esta beleza há mais de 20 anos, presença constante e fundamental em casa do meu querido João Baião, que hoje se despede (fisicamente apenas) de uma irmã. Sinto uma honra imensa ao recordar cada um desses encontros de alegria, ano após ano, o abraço aconchegado, a celebração da vida e da amizade. Mais tarde, a vida cruzou-nos em televisão e cruzou-a com a minha Vera Sacra e como um círculo perfeito de pessoas dos afetos, a João a tocar os meus, de forma sempre única e inesquecível. A João é uma Luz de amor e força, será sempre. Que grande mulher, que extraordinária atriz, fonte de ternura e sensibilidade. Abraço com todo o meu amor a família linda- linda! - da João e todos os seus amigos. E, para ela, as luzes de palco sempre acesas e, claro, palmas. Muitas palmas!"

Nuno Markl [radialista]: "Que notícia devastadora. Estive poucas vezes com a Maria João, mas deu para perceber que era tão divertida e adorável como toda a gente imaginava que ela era. Grande abraço para a família e os amigos. Um crime, perdê-la tão cedo."

Cláudio Ramos [apresentador]: "Doce Maria João. 13 de Maio 2021."

Relacionados

Patrocinados