urlvisit

Famosos prestam homenagem à atriz Carmen Dolores: "Um vazio difícil de preencher"

Depois de ter sido anunciada a morte da atriz Carmen Dolores, são muitas as homenagens, nas redes sociais, por parte de várias figuras públicas nacionais.

O ator Ruy de Carvalho usou o Instagram para lamentar a morte da amiga, a atriz Carmen Dolores.

"É com uma enorme dor que me despeço de ti, minha grande amiga... Foram muitos os sonhos, muitos projetos. Muitas décadas de amizade e amor ao Teatro. Até um dia, minha querida, Carmen Dolores", escreveu o ator, de 93 anos, na legenda de uma imagem, a preto e branco, da atriz.

Manuel Luís Goucha foi outra das figuras públicas que usou as redes sociais para prestar homenagem a Carmen Dolores, confessando: "Amo-a desde que a vi pela primeira vez, na RTP, em 'Frei Luís de Sousa', em 1967, interpretando Madalena de Sousa Coutinho. Quis ser ator, também, por sua causa, pela excelência e ética do seu trabalho. Fiquei pelo caminho, mas segui-lhe sempre os passos em palco, na televisão, e as suas palavras ditas e escritas. É a aristocracia do Teatro que está a desaparecer. Irremediavelmente".

Igualmente no Instagram, Nuno Santos, Diretor-Geral da TVI, escreveu: "A notícia da partida de Carmen Dolores deixa, nos muitos que a apreciavam, no teatro, na cultura e, em geral, no país, um vazio difícil de preencher. Carmen Dolores foi uma das grandes atrizes da sua geração. Também fez cinema e televisão, mas foi no teatro - arte maior - que deixou uma marca. Lembro-me sempre dela suave, doce e eternamente bela, em conversas, tarde fora, nos meus dias na RTP. Paz à sua alma de artista."

A atriz Rita Salema, também, prestou homenagem a Carmen Dolores, que considerou "uma grande estrela, uma grande atriz e uma grande mulher", e aproveitou para agradecer ao, também, ator Diogo Infante, que, "além de grande amigo de Carmen, fez-lhe uma linda e merecida homenagem em vida, como Diretor do Teatro da Trindade. Deu-lhe o carinho, o respeito e o amor que uma atriz como a Carmen merecia".

No final, Rita Salema deixou um agradecimento: "Obrigada, querida Carmen, pelo trabalho lindo que nos deixou. Obrigada, querido Diogo, por não teres deixado a nossa Carmen ir embora sem se sentir a estrela que sempre foi e será."

Patrícia Tavares também se juntou ao coro de homenagens. "Descanse em paz, linda senhora", escreveu a atriz, no Instagram.

"Era uma pessoa extraordinária", disse, em declarações à TVI24, a atriz Manuela Maria. "Como atriz, como pessoa, como amiga e como companheira na nossa luta, durante 18 anos, para pôr de pé esta casa", contou a viúva de Armando Cortez, referindo-se à Casa do Artista, da qual as duas atrizes fizeram parte do grupo fundador.

O Presidente da República emitiu uma nota de pesar, na qual recorda as insígnias de Grande-Oficial da Ordem do Mérito que entregou à atriz, em 2018. "Esse reconhecimento, expressivo, simultâneo e constante, do público, dos pares e dos responsáveis políticos, é tão significativo quanto justo, tendo em conta o talento de Carmen Dolores, a sua carreira distinta e uma certa ideia de estar em palco e de estar no espaço público", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que, depois de enumerar alguns dos pontos altos da carreira da atriz, sublinhou: "Destacou-se, igualmente, como diseuse [pessoa que recita ou declama poesia] e divulgadora de poesia, e como autora de livros de memórias, o último dos quais intitulado Vozes Dentro de Mim. Vozes que se exprimiram na sua voz e dicção inconfundíveis e que continuarão connosco e com os vindouros."

Recorde-se que Carmen Dolores morreu na passada segunda-feira, dia 15, em Lisboa, aos 96 anos, conforme confirmou à agência Lusa uma fonte próxima da família.