No Instagram

As reações à morte de Alfredo Quintana: "Guerreiro que partiu muito cedo"

O andebolista internacional português Alfredo Quintana, guarda-redes do FC Porto, morreu esta sexta-feira, dia 26, aos 32 anos, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória sofrida na passada segunda-feira, durante um treino.

com Lusa

"O Hospital de São João comunicou ao FC Porto que Alfredo Quintana faleceu às 12:00 horas de hoje. O guarda-redes luso-cubano da equipa de andebol de 32 anos tinha sido internado na segunda-feira, depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória quando se preparava para iniciar um treino no Dragão Arena", lê-se num comunicado emitido pelo FC Porto.

"Contando com diversos reconhecimentos individuais no palmarés, Alfredo Quintana distinguia-se, também, pelas qualidades humanas, com destaque para a alegria com que contagiava todos os que acompanhavam o seu percurso. A perda tão dura e inesperada do Homem, mais ainda do que a do atleta, deixa enlutado o FC Porto, que transmite as mais sentidas condolências aos amigos e à família do Alfredo Quintana", conclui o comunicado do clube.

Nas redes sociais, sucedem-se as homenagens ao jogador, natural de Havana, que adquiriu nacionalidade portuguesa e se tornou internacional pela Seleção Nacional de Andebol, em 2014.

Leia, abaixo, algumas das homenagens a Alfredo Quinta, que completava 33 anos no próximo dia 20 de março.

Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República): "O andebol e o desporto português ficam mais pobres com esta partida precoce, que a todos consterna. O Presidente da República apresenta à família enlutada, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal as mais sentidas condolências."

João Paulo Rebelo (secretário de Estado da Juventude e do Desporto): "É com sentimento de profundo pesar que tomo conhecimento do falecimento do Alfredo Quintana, um símbolo da nossa Seleção Nacional de Andebol. À sua família, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal (FAP), aos seus amigos e admiradores, envio as minhas condolências por esta perda irreparável."

Federação Internacional de Andebol: "Alfredo Quintana: 'The warrior [O Guerreiro]' que partiu cedo demais. As nossas mais profundas condolências e pensamentos vão para família, amigos e colegas de equipa, neste momento extremamente difícil."

Rui Moreira (presidente da Câmara Municipal do Porto): "Descansa em paz, eterno Campeão!".

Rio Ave (clube): "De coração partido! O Rio Ave FC homenageia o Homem, o desportista, o pai e o marido Alfredo Quintana. Ninguém está preparado para tão grande perda. Sentidas condolências à família, aos amigos e à família do andebol português".

Gonçalo Paciência (futebolista): "Obrigado, por tanto! Continua a defender-nos como bem sabes aí em cima! Descansa em paz".

Belenenses (clube): "Vamos sentir a tua falta, campeão. Até sempre, Quintana! O Belenenses deixa um forte abraço solidário à família e aos amigos de Alfredo Quintana, ao FC Porto e à Federação de Andebol de Portugal".

Sporting de Braga (clube): "O SC Braga manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Quintana e endereça à família, aos amigos, ao FC Porto e a todos os amantes de andebol sentidas condolências. Alfredo Quintana será sempre uma referência do andebol português, determinante na evolução e afirmação de Portugal, a nível internacional, na modalidade".

Diogo Dalot (futebolista): "Descansa em paz, eterno guardião".

Carlos Ruesga (andebolista): "Que tristeza tão grande. Descansa em paz, Quintana. Muita força à família e aos amigos, neste momento tão difícil. Até sempre".

Moreirense (clube): "O desporto ficou, hoje, mais pobre! O Moreirense Futebol Clube manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento de Alfredo Quintana. Neste momento de profunda dor e sofrimento, a família Moreirense deseja a todos os seus familiares e amigos as mais sentidas condolências".

Tiago Mayan Gonçalves (antigo candidato à Presidência da República): "Uma tristeza extrema. Um atleta de exceção e um homem bom, que connosco descobriu o amor, a sua família, o seu clube, a sua cidade e o seu país. RIP Quintana".

Eduardo Barroco de Melo (deputado do PS): "As mortes abalam-nos sempre, mas a morte de um atleta de alta competição, aos 32 anos, sem qualquer doença que o anteveja, é, particularmente, chocante. Quintana, símbolo maior do andebol português, deixa-nos depois de lutar pela vida nos últimos dias. Que descanse em paz".

David Grachat (atleta paralímpico): "Que notícia triste!! Descansa em paz, Quintana!!".

FC Barcelona (clube): "Desde o FC Barcelona juntamo-nos à dor de todo o mundo do desporto e do andebol pelo falecimento de Alfredo Quintana. Todo o nosso apoio e toda a nossa força para a sua família e para os seus amigos, para o FC Porto e para a Federação de Andebol de Portugal. Eterno Quintana".

Oliver Torres (futebolista): "Descansa em paz. Muita força para toda a família".

Vítor Ferreira (futebolista): "Descansa em paz, eterno Quintana".

Paços de Ferreira (clube): "Neste momento difícil, o FC Paços de Ferreira endereça as mais sentidas condolências aos familiares e amigos de Alfredo Quintana, ao FC Porto e aos seus adeptos e a toda a família do andebol. Descansa em paz, Quintana!".

Leixões (clube): "O desporto está de luto pelo falecimento de Alfredo Quintana. Neste momento de profunda dor, a Leixões SC - Futebol, SAD endereça as mais sentidas condolências à família, aos amigos e aos colegas de Alfredo Quintana, bem como ao FC Porto e à Federação Portuguesa de Andebol".

João Gil (músico): "Um Atleta impressionante. Isto dói".

Marcel Matz (treinador de voleibol do Benfica): "Que semana triste para o desporto português. Esse cara jogava muito. Sentimentos à família".

Salvador Salvador (jogador de andebol do Sporting): "Dos jogadores mais espetaculares que tive oportunidade de ver treinar e jogar. Sem ainda estar em mim, desejo a maior força do mundo à família e aos colegas de equipa. Sempre me tratou como 'filho'. Obrigado, por tudo, King. Até sempre".

Relacionados

Patrocinados