TVI

Manuel Luís Goucha lamenta morte: "Ajudou a tornar-me no homem que sou"

O apresentador Manuel Luís Goucha lamentou a morte do maestro José Atalaya, de 93 anos.

"Só hoje soube da morte do maestro José Atalaya", começou por escrever Manuel Luís Goucha, na legenda de uma imagem do músico, que partilhou no Instagram.

"Conversei com ele várias vezes, ainda eu estava na 'Praça da Alegria', e sempre fiz questão de dizer que a ele devia a minha preferência pela música clássica. Venho do tempo dos grandes comunicadores em televisão, e José Atalaya era um desses, que nos agarrava ao ecrã com as suas palavras e com o seu entusiasmo, no seu particular, explicando-nos, de forma entendível, a função de cada instrumento numa partitura. Fazia-o como quem conta uma história, explicando que, a seguir aos violinos, a resposta, quiçá impetuosa, seria a do piano, e por aí adiante, fazendo-nos viajar em arrebatadoras paisagens sonoras", continuou o apresentador do programa "Goucha".

"Precisamente há um ano, numa gloriosa noite em Salzburgo, escutando Daniel Barenboim com a Orquestra Filarmónica de Viena, lembrei-me dele e da sua forma de comunicar pedagógica e inspiradora, que, sem dúvida, ajudou a tornar-me no homem que sou, amante do belo. Obrigado, Maestro!", rematou Manuel Luís Goucha.

José Atalaya, de 93 anos, morreu na passada sexta-feira, segundo confirmou à agência Lusa fonte próxima da família.

Veja, abaixo, uma imagem do maestro José Atalaya, partilhada por Manuel Luís Goucha.

 

Relacionados

Patrocinados