urlvisit
EXCLUSIVO

Jornalistas falam sobre Pós-Graduação ISCTE-IUL/Media Capital: "Porta de entrada para a TVI"

Sara Sousa Pinto

Sara Sousa Pinto, Emanuel Monteiro e Sofia Santana, jornalistas da TVI, têm em comum a passagem pela Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/Media Capital e falam sobre as vantagens desta aposta.

Lançada em setembro de 2012, a Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/Media Capital, uma iniciativa do Grupo Media Capital em parceria com o ISCTE-IUL, tem vindo a formar vários profissionais da área em Portugal, cumprindo o objetivo de "preparar, no presente, os jornalistas do futuro, funcionando como uma escola de talentos".

Perto de um terço dos mais de cem alunos que passaram pela Pós-Graduação em Jornalismo encontram-se, atualmente, a colaborar na Media Capital, a maioria nas redações da TVI e das rádios do grupo.

Sara Sousa Pinto, Emanuel Monteiro e Sofia Santana são jornalistas da TVI e destacam a importância desta formação nas suas carreiras: "Foi uma porta de entrada para a TVI."

Licenciada em Cinema e Multimédia, Sofia Santana afirma mesmo que, no seu caso, a pós-graduação foi fundamental: "Foi na pós-graduação que aprendi as bases do jornalismo."

Os três profissionais evidenciam, ainda, a forte componente prática da pós-graduação, com os alunos a fazerem três estadas de um mês nas redações do grupo Media Capital - TVI, Media Capital Digital e Rádio Comercial - e um estágio final. Durante as aulas, os alunos trabalham, também, num site-espelho da TVI24, onde vão publicando os trabalhos e as notícias nos mais diferentes formatos.

"Ao longo do curso foi, também, muito importante aprender a trabalhar nas várias vertentes: televisão, rádio, imprensa e plataformas digitais. Passamos por vários meios que nos dão uma preparação consistente para quando entramos no mercado de trabalho", explica Emanuel Monteiro.

"É ótimo para se perceber onde nos encaixamos melhor", acrescenta a jornalista Sofia Santana.

Já Sara Sousa Pinto reitera que "o melhor desta experiência são mesmo os estágios! A possibilidade de integrar várias redações em tão pouco tempo, desde a rádio à televisão, e é uma porta para o mercado de trabalho".

A jornalista do do programa "Esta Manhã", salienta, ainda: "É uma aprendizagem que só vem com a experiência e que nenhuma aula teórica pode explicar. Sou profundamente grata por me terem deixado trabalhar tanto e descobrir o que mais gostava de fazer."

Da equipa docente da Pós-Graduação em Jornalismo ISCTE-IUL/Media Capital, fazem parte Anselmo Crespo, Lurdes Baeta, Pedro Benevides, Joaquim Franco, Pedro Moutinho, Joaquim Sousa Martins, Paula Oliveira, entre outros profissionais da Media Capital.

Emanuel Monteiro considera essa outra das mais-valias do curso: "Parte dos professores são jornalistas da Media Capital, nas mais diferentes áreas, e transmitem o seu conhecimento e experiência, numa passagem de testemunho muito importante, porque se aprende muito mais com quem trabalha, efetivamente, no terreno."