urlvisit

Filho mais velho de Pedro Lima: "Também conheço a perda sem o adeus"

João Francisco Lima, filho mais velho de Pedro Lima
Filho mais velho de Pedro Lima celebra 22.º aniversário e recebe homenagem especial
Sofia Ribeiro publica homenagem comovente a Pedro Lima: "Escolho, contrariada, não me despedir"
Filhos de Pedro Lima jogam futebol com amigos do pai
Pedro Lima e Anna Westerlund na Selfie

João Francisco, filho primogénito de Pedro Lima, recorreu às redes sociais para deixar um desabafo sobre as consequências do confinamento na saúde mental.

"Estava indeciso se devia partilhar algo, hoje. Se o que quero escrever teria o impacto que gostaria, por ser dia de eleições. Mas a causa que defendo não tem momentos mais oportunos do que o agora. Assim, deixo-vos mais uma mensagem", começou por escrever João Francisco Lima, nas redes sociais, no passado domingo, dia 24.

"É este o sentimento que cresce em mim. Quero dar um pontapé convicto, nesta segunda onda de reclusão que nos atinge. A ideia de um novo confinamento deixa-me ansioso, revoltado e desmotivado. Mas há algo em mim que pesa em todas as minhas decisões. Também eu conheço a perda sem o adeus. E, por isso, respeito, ou tento, ao máximo, respeitar, o dever de confinamento", acrescentou, sublinhando a importância de cumprir o confinamento nesta segunda vaga da Covid-19 e lembrando a perda do pai, o ator Pedro Lima.

"Este novo período que nos espera traz de volta perigos que assombram demasiada gente. O meu amigo Henrique Prata Ribeiro, psiquiatra com quem discuto as informações que vos dou, estudou as consequências do confinamento na saúde mental. Concluiu que os participantes que responderam ao estudo, após oito dias de confinamento, apresentavam níveis mais altos nas escalas de depressão, ansiedade e insónia. Há alguns grupos que se destacam particularmente pelos resultados negativos: os jovens, as mulheres, os desempregados, os estudantes e as pessoas que já são acompanhadas por psiquiatras", continuou, lembrando a luta pela saúde mental.

"[...] O que tenho para dizer é simples. Tenham cuidado, estejam atentos, a vocês e aos que estão à vossa volta, e não tenham vergonha ou medo. Porque a Covid mata, mas a falta de saúde mental também", concluiu, somando a seguinte mensagem: "Não estás sozinho."

Recorde-se que foi no passado dia 20 de junho que Pedro Lima foi encontrado, sem vida, na praia do Abano, em Cascais. Além de João Francisco, o ator deixou outros quatro filhos: Emma, Mia, Max e Clara.

Caso esteja a sofrer de algum problema psicológico, tenha pensamentos autodestrutivos, ou sinta necessidade de desabafar, deverá recorrer a um psiquiatra, psicólogo ou clínico geral, podendo, ainda, contactar uma das seguintes entidades:

- Conversa Amiga (entre as 15h e as 22h) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

- SOS Voz Amiga (entre as 16h e as 24h) - 213 544 545

- Telefone da Amizade (entre as 16h e as 23h) – 228 323 535

- Telefone da Esperança (entre as 20h e as 23h) - 222 030 707

- SOS Estudante (entre as 20h e a 1h) - 239 484 020