Nacional

Saúde oral: adeus máscara. E agora?

A propósito do aligeiramento das restrições relativas à pandemia Covid-19, em que, uma delas, passa pela não obrigatoriedade do uso de máscara, o Prof. Dr. João Espírito Santo reflete sobre a saúde oral dos portugueses e os tratamentos existentes atualmente.

  • 9 mai 2022, 16:43

A máscara foi o melhor escudo para quem desejava esconder o sorriso. E agora que as máscaras deixaram de ser obrigatórias e o nosso sorriso vai ficar novamente exposto?

O sorriso e a autoestima são dois fatores que estão intimamente ligados. Por isso, é importante cuidar dos seus dentes de forma a garantir uma maior segurança e espontaneidade no seu dia-a-dia.

Um sorriso bonito, saudável e funcional contribui, positivamente, para o bem-estar físico, mental e social, permitindo o usufruto pleno das oportunidades que a vida proporciona, com destaque para o relacionamento com os outros, falar, comer, sorrir sem entraves, sem dor, sem desconforto, sem constrangimentos e sem embaraços.

Existem vários tratamentos de acordo com as suas necessidades e expectativas:

- Os implantes dentários são uma boa alternativa para corrigir a ausência de um ou mais dentes naturais, possibilitando que se recupere o sorriso. São, basicamente, dispositivos médicos que podem ser comparados à raiz artificial do dente ausente e servem de suporte a uma coroa (o elemento protético semelhante ao dente). Os implantes permitem melhorar a função mastigatória e fonética, assim como manter a estrutura óssea e estética facial muitas vezes perdida, em consequência da falta dos dentes. Nos últimos anos, os avanços na medicina dentária, nomeadamente na área da implantologia, levaram ao surgimento dos implantes de carga imediata, ou seja, a possibilidade da colocação dos dentes num dia, sempre que as condições clínicas do doente assim o permitem;

- As facetas dentárias, também conhecidas como "lentes de contacto", são revestimentos (capas) feitos à medida para cobrir a superfície da frente dos dentes de modo a melhorar a sua aparência. Consistem num tratamento estético, indicado para quem não se sente confortável com o seu sorriso, pois permitem alterar a cor, a forma, a orientação, o tamanho e até o comprimento dos dentes. O resultado é um sorriso mais harmonioso, com mais assimetria e com a mesma cor distribuída por todos os dentes, tornando o sorriso mais bonito. Contribui para o aumento da autoconfiança e da autoestima ao nível pessoal, social, profissional e familiar;

- O branqueamento dentário é uma técnica que permite branquear a cor dos dentes, sem causar lesão e desgaste. A coloração natural dos dentes varia de pessoa para pessoa, mas determinados fatores como o tabaco, café, vinho, alimentos pigmentados, bebidas gaseificadas podem alterar a sua cor. O branqueamento dentário apresenta-se como uma solução nestes casos, ao restituir a coloração natural dos dentes, melhorando, assim, a estética do sorriso;

- A ortodontia permite a correção dos maxilares e alinhamento dos dentes. O tratamento Invisalign é uma alternativa incolor/ transparente aos aparelhos de metal. Consegue fazer um tratamento de ortodontia, de uma forma moderna, que permite retirar o aparelho quando necessita para um encontro profissional, pessoal ou social.

Numa sociedade em que cada vez mais se procura a perfeição, mudar um sorriso poderá ser sinónimo da sua realização pessoal.

Relacionados

Patrocinados