Num comunicado publicado nas redes sociais, Vasco Palmeirim antecipou-se e, momentos antes da gala, esclareceu os motivos da ausência: "Em virtude de compromissos assumidos antes da mudança da data da final, infelizmente não vai ser possível para mim estar esta noite na consagração do grande vencedor do 'The Voice Portugal'."
"Sabendo o amor que tenho pela música e por este que considero ser o melhor talent show do mundo, obviamente que estou desolado por não poder marcar presença na grande final. Apesar disto, sei que vai ser uma noite épica", acrescentou o locutor de rádio.
"Aproveitem a última gala e partilhem com o mundo o vosso talento e a vossa música. Tenho orgulho em vocês", terminou, falando de uma gala que foi, assim, apenas conduzida por Catarina Furtado.
Recorde-se que a passada e final gala do "The Voice" sagrou, com 70% dos votos, Rodrigo Lourenço, da equipa de António Zambujo, como o grande vencedor, seguido por João Leote, da equipa de Marisa Liz e, em terceiro lugar, por Daniel Fernandes, da equipa de Diogo Piçarra. Já Edmundo Inácio, também da equipa de Diogo Piçarra, conquistou o quarto lugar e Mariana Rocha, da equipa de Aurea, ficou em quinto.