urlvisit

Vanessa Ferreira responde a críticas por usar fralda pós-parto: "Tudo é um escândalo"

Redação Selfie
"Casa dos Seredos": conheça Matteo, o primeiro filho de Vanessa Ferreira
"Casa dos Segredos": na reta da gravidez, Vanessa Ferreira exibe barriguinha
Vanessa Ferreira mostra bebé a mexer-se na barriga
As melhores fotos da gravidez de Vanessa Ferreira
"Casa dos Segredos": Vanessa Ferreira mostra resultados de procedimento estético

Mãe há pouco mais de um mês, Vanessa Ferreira partilhou uma fotografia na qual se mostrou a usar uma fralda pós-parto, o que lhe valeu inúmeras críticas.

"Não queria tocar no assunto, mas vou", começou por afirmar Vanessa Ferreira, na legenda de uma imagem, na qual se mostra a amamentar Matteo.

"Recebi imensas mensagens de mulheres, e atenção, eu sei que muitas são bem intencionadas. Dizendo que não deveria ou poderia ter evitado mostrar-me de fraldas. Razão: Ninguém tem de saber que as mulheres usam fraldas pós parto. Eu penso... por que não têm de saber? Aliás, por que muitas pessoas não o sabem? E pior, qual o problema de algo tão normal ser sabido? Eu sei. Porque uma fralda se associa à sujidade e a mulher é sinónimo de pureza. Tudo é um escândalo quando algo tira, a nós mulheres, essa pureza. Já repararam?", questionou a ex-concorrente da "Casa dos Segredos".

"Eu sei que há publicações que caem facilmente na crítica negativa. Se não é a fralda, são as mamas. Se não é o bíquini, é o calção. Se não é do cu, é das calças! Pessoas alertam que eu arrisco mostrar muito. Para mim, 'mostrar muito' seria evidenciar o que eu não sou ou o que eu não tenho. A razão é ser mulher. Pior. Ser comprometida. Para além de tudo, ser mãe. É a sociedade ainda não estar preparada para mulheres assim. Mulheres normais. Extravagantes. Simplesmente mulheres", continuou a jovem que, atualmente, vive na Suiça.

"Eu sei que não está. Mas nem por isso eu me importo. Muitas vezes, por trás das críticas não está a maldade. É a mentalidade. E é difícil mudar a mentalidade de alguém. Ela muda com as gerações. Demora. Mas ela muda. Nunca me esquecerei que, há 20 anos, eu ouvi uma mãe dizer que preferia que a filha sofresse de violência doméstica do que ser divorciada devido ao que os vizinhos falariam. Essa mãe era minha familiar. Como ela, muitas outras na altura. Até há 15 anos, as mães solteiras eram uma vergonha. Eu tive uma amiga mãe-solteira que foi renegada pela família e pelos próprios pais. Imaginam isso acontecer, agora?", alertou, sublinhando: "A nossa mentalidade constrói ou destrói e nós escolhemos o que queremos."

"Talvez um dia será normal saber que as mulheres, depois do parto, usam fraldas. E o estigma de que só as avozinhas usam morrerá com a geração velha. Ah! Já agora, dava um jeitaço sobretudo para a mulher que amamenta, acabar com o mistério sobrenatural que é termos mamilos. Como já dizia o pensador, é tudo uma questão de tempo. Que o mundo venha a ser um lugar melhor. O Matteo fará por isso", rematou Vanessa Ferreira.

Recorde-se que Matteo nasceu no passado dia 1 de setembro.

Veja, agora, as imagens de Matteo, na galeria de fotos que preparámos para si.