urlvisit

Maria Botelho Moniz homenageia a avó, em dia único

Maria Botelho Moniz na SELFIE
Maria Botelho Moniz e o namorado de férias no Algarve
Maria Botelho Moniz faz sucesso com novo kimono
Maria Botelho Moniz conquista fãs com este kimono de verão
Maria Botelho Moniz elege este blazer perfeito para o verão

Luíza, avó materna de Maria Botelho Moniz completou 90 anos, e a apresentadora usou as redes sociais para partilhar uma sentida homenagem à idosa.

"Luíza. Há um ano, no dia 12 de agosto, celebrou 89 anos. Nessa tarde, reuniu as filhas e os netos - com todas as precauções que a pandemia exigia - e pediu silêncio, tinha um anúncio a fazer. 'Se eu chegar aos 90 anos, quero festejá-los nos Açores. Gostava que viessem, têm um ano para se organizarem'", começou por revelar Maria Botelho Moniz, na legenda de uma fotografia, na qual a apresentadora surge ao lado da avó materna.

"E assim foi, conjugaram-se férias, datas, voos, alugueres de carros, marcações de quartos, e o desejo foi cumprido. Não vieram todos, o trabalho travou alguns, as finanças outros, mas, em espírito, em espírito estávamos todos. Houve missa, jantar de família na casa que pertenceu a um tio-avô que nunca conheci, juntaram-se alguns dos seus amigos de São Miguel e fez-se a festa", contou Maria Botelho Moniz.

Depois, a apresentadora do "Dois às 10" revelou alguns detalhes da longa vida da avó: "Luíza, 90 anos. Ontem, à porta da igreja, a minha mãe fazia uma restrospetiva rápida, em modo trailer de filme, de tudo aquilo que viveu nestas nove décadas. Perdeu o pai quando tinha dez anos, ficou viúva aos 40 com quatro filhos para criar, reinventou-se, chegou a deputada - uma das primeiras deste país - testemunhou guerras, revoluções, invenções e avanços na ciência, tecnologia, medicina e afins. Cresceu quando não havia televisão e, no dia em que cheguei aqui aos Açores e lhe fui dar um beijo, estava na sala a ver a missa no seu tablet."

"Luíza, 90 anos. Não sei se chegarei à sua idade, mas se chegar, não sei se terei a coragem e a tenacidade de me enfiar num avião e ir ver - talvez por uma última vez - uma paisagem que me seja tão querida quanto os Açores são para ela. Luíza, 90 anos - a matriarca. Luíza, a minha super avó materna", rematou a apresentadora, de 37 anos.

Veja, agora, a fotografia de Maria Botelho Moniz ao lado da avó, na galeria de fotos que preparámos para si.