No Instagram

Após "feito incrível" de Lúcia Moniz, Ana Rocha de Sousa revolta-se: "Exigimos respeito"

A realizadora Ana Rocha de Sousa abriu o coração, no Instagram, e deixou um desabafo, depois de Lúcia Moniz ter conseguido um "feito incrível".

Foi na passada sexta-feira, dia 5, que Lúcia Moniz foi distinguida com o prémio de melhor atuação, pelo filme "Listen", de Ana Rocha de Sousa, no Raindance Film Festival, em Londres. De acordo com o júri, a atriz, de 45 anos, é reconhecida pelo "poderoso retrato" de uma mãe que enfrenta os serviços sociais britânicos pela tutela dos filhos.

No Instagram, Ana Rocha de Sousa assinalou este "feito incrível" de Lúcia Moniz: "A 'minha' Lúcia, como tantas vezes digo, por influência de um gesto bonito da Teresa Tavares, em tempos, para comigo, a 'minha' Lúcia não é, apenas, minha, meus senhores. É nossa. A nossa Lúcia, ontem, conseguiu um feito incrível. A nossa Lúcia venceu o prémio de melhor performance, naquele que é o festival de cinema independente mais relevante no Reino Unido. E, se isso não fosse suficiente, a nossa Lúcia estava a competir com o Sir. Michael Caine e com a também nossa Ana Moreira. E, ainda assim, venceu."

"A nossa Lúcia venceu. E eu, que sou uma indignada com falta de sensibilidades, venho, aqui, interromper todo o vosso bom humor e estado, porque me assalta e desconforta em absoluto que uma alma como a da nossa Lúcia não esteja a fechar todos os noticiários no seu país. Porquê? Pergunto: porquê? Pedimos espaço e valor para a cultura e, sim, pedimos e exigimos respeito por aqueles que são artistas nossos e as suas conquistas", desabafou a cineasta, de 43 anos.

Para Ana Rocha de Sousa, Lúcia Moniz é uma das principais representantes de Portugal, a nível internacional: "Em nada isto tem a ver com o filme. Nada. Tem única e exclusivamente a ver com ninguém se indignar perante uma coisa destas. A nossa Lúcia não merece que não celebremos isto todos juntos com ela. Todos. Uma frase a fechar um jornal em qualquer canal que fosse só vos ficava bem! Uma frase sobre ela, meus senhores. Porque ela não leva só um filme às costas! Ela leva, sempre que pode, Portugal com ela. Tenho dito. Que já estou enervada."

Veja, agora, algumas das melhores imagens de Lúcia Moniz e Ana Rocha de Sousa, nas galerias de fotografias que preparámos para si.

Relacionados