Foi no passado dia 13 de maio que faleceu Maria João Abreu, aos 57 anos de idade, na sequência da rutura de dois aneurismas. Desde então, têm-se multiplicado as homenagens à atriz, nas redes sociais, por parte de fãs, familiares e amigos.
Recorrendo ao Instagram, Rita Raposo, nora da atriz, prestou-lhe uma nova homenagem, recordando o "legado de amor", deixado por Maria João Abreu.
"A João não teve filhas de sangue, mas teve muitas filhas do coração. Cada menina que fez de filha da João - na ficção, por exemplo - sentiu que, mesmo quando as câmaras paravam de gravar, o amor que a João nutria por elas era genuíno e ficava cravado no seu coração de verdade. Não teve filhas de sangue, mas, aqui, deixou muitas filhas sem mãe. Continuo a falar com ela e ela continua a responder", começou por desabafar Rita Raposo, na legenda de uma fotografia, na qual surge ao lado de Maria João Abreu.
"Os 'Joões' [Maria João Abreu e o viúvo da atriz, João Soares] ensinaram-me sobre o amor. Em 2009, acolheram-me em sua casa e passei a fazer parte da família Abreu-Soares. A casa dos Joões vai continuar a ser a casa dos Joões e nós continuaremos a ser uma família com todo o amor e com toda a proteção que a João nos ensinou a sentir uns pelos outros. Pessoas novas vão surgir e nós continuaremos a fazer o melhor possível para conseguir transmitir o seu testemunho."