Nos últimos tempos, António Raminhos tem vindo a relatar, nas redes sociais, a luta que tem travado contra a ansiedade e a Perturbação Obsessiva-Compulsiva. Agora, o humorista, de 41 anos, vai materializar a experiência pessoal num livro que está a escrever.
"Vai nascer algo ainda maior e já está em marcha. Estou a escrever aquilo que será um livro sobre todas as minhas vivências em torno da ansiedade e da Perturbação Obsessiva-Compulsiva. Os meus medos desde pequeno, os episódios mais difíceis, a relação com a minha família, com a Catarina e, sobretudo, com a minha cabeça. É um relato muito pessoal, verdadeiro e que não é uma lição para ninguém (só para mim)", comunicou António Raminhos, numa publicação que realizou na página oficial de Instagram.
António Raminhos, que espera ajudar outros com o seu testemunho, confessou que o processo de escrita está a ser particularmente desafiante e algo doloroso.
"Tive já episódios de ansiedade a escrever o livro: 'Não prestas'; 'Não consegues'; 'Ninguém vai comprar' ou 'Desiste'! É doloroso ir a alguns sítios que não queremos voltar. Há palavras que ainda nem consegui escrever, porque é como se lhes estivesse a dar força. Mas o mais engraçado? É que estou a gostar e, pelo que o editor já me disse, está a ficar 'inteligente e simultaneamente divertido'. Não sei, só quero que, ao ler, se sintam aliviados porque na realidade 'somos todos malucos", afirmou o humorista, que, na mesma publicação, anunciou o fim do espectáculo "Sentido das Coisas".
"O espectáculo que mais me custou fazer até hoje, por abordar temas muito pessoais em torno dos meus medos. De tal modo que tive ataques de pânico a meio de espectáculos, quis desistir durante muitos, tive insónias, palpitações… Estava praticamente no início da tour quando tudo parou e, com o tempo, tomei a decisão: não vou voltar a fazê-lo. Aliás, nem sei quando vou voltar aos palcos sozinho", confessou, ainda, António Raminhos.