No Facebook

Após polémica publicação sobre ciganos, André Ventura multado em mais de 400 euros

André Ventura foi multado em 438,81 euros por discriminar ciganos, numa publicação realizada, em agosto, no Facebook, sentenciou a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR).

com Lusa

Segundo a decisão da CICDR, citada pela Lusa, o deputado único do partido Chega praticou uma contraordenação, punível com coima, por "discriminação por assédio em razão da origem étnica".

André Ventura ainda pode ser ouvido ou deixar correr o processo até ao Ministério Público, o qual deduzirá ou não uma acusação. No pior dos cenários, está em causa um crime de discriminação racial, cuja pena máxima é de cinco anos de prisão.

A publicação do também candidato presidencial, datada de 21 de agosto de 2020 e alvo de queixa pela Letras Nómadas (Associação de Investigação e Dinamização das Comunidades Ciganas) foi acompanhada de um gráfico sobre as "principais fontes de rendimento dos indivíduos por escalões etários".

"A verdade acaba sempre por prevalecer. Quase 90% da comunidade cigana vive de 'outras coisas' que não o seu próprio trabalho. Enquanto não percebermos que há aqui um problema estrutural de subsidiodependência e de não integração deliberada, ele continuará a crescer descontroladamente", escreveu, na altura, o líder do Chega.

André Ventura tem atacado constantemente a comunidade cigana em Portugal e, esta segunda-feira, dia 16, em entrevista à TVI, colocou mesmo como condição de viabilização de um Governo de direita "resolver a questão dos ciganos".

Relacionados

Patrocinados