Big Brother

Polémica "Big Brother": todas as reações após a sanção de Ricardo

A casa mais vigiada do país está em alvoroço, bem como os telespetadores do "Big Brother", após o recente comentário polémico do concorrente Ricardo.

  • 2 nov 2021, 11:31
Redação Selfie

Desde o passado domingo, dia 2, que o concorrente Ricardo tem estado sob os olhares atentos do público, após um comentário que gerou polémica. Em tom de brincadeira, o jogador terá dito que praticou atos sexuais com a namorada, Joana, sem o consentimento da jovem: "Já houve festa. Ela pode não se ter apercebido."

Ainda que tenha ficado claro que nunca aconteceu nenhum envolvimento sexual sem o consentimento de Joana, não tendo passado de um comentário em tom jocoso por parte de Ricardo, o concorrente foi advertido em duas ocasiões distintas, por brincar com um assunto sério, sensível, punível e que, mesmo nos dias de hoje, continua a fazer vítimas diárias, em todo o mundo. Ricardo chegou mesmo a ser sancionado, com uma nomeação direta e a consequente perda da liderança da casa.

Quando alertado pela voz do "Big Brother", numa "cadeira quente" que envolveu os restantes colegas, chamados a falar sobre o assunto em questão, Ricardo referiu: "Não falei na parte da violação sexual a brincar com a situação. Tenho pena que haja pessoas mais sensíveis a brincadeiras. Foi uma conversa de 20 a 30 segundos que deu que falar. Não peço desculpas a quem tirou conclusões erradas e fez disso um drama."

Após tomarem conhecimento das repercussões do comentário de Ricardo, os colegas da casa mostraram-se solidários para com o concorrente, que já ameaçou desistir do programa. Também os comentadores do formato reagiram ao momento, assim como o público, através das redes sociais.

"Pipoca Mais Doce", que já tinha mostrado o seu desagrado perante "a brincadeira" de Ricardo, dizendo mesmo que este devia ser punido, recorreu às redes sociais para reagir, mais tarde, ao momento da sanção. "E quando lhe é dada uma hipótese de se explicar/desculpar, vai e diz isto...", escreveu Ana Garcia Martins, referindo-se às seguintes palavras do concorrente: "Tenho pena de que, na nossa sociedade, haja mentalidades que pensem que o que eu disse foi de verdade. Nem consigo perceber bem onde é que as pessoas conseguem ver maldade [...]."

A comentadora do reality show da TVI não ficou por aqui e destacou, ainda, a reação de Joana, que afirmou: "Eu não sei para que é que foi isto". "Moral da história: não perceberam nada, nem entenderam a real dimensão do problema", disse "Pipoca Mais Doce".

No programa "Extra", que se seguiu a toda a polémica do dia, também pudemos ficar a conhecer a reação de Cinha Jardim, Andreia Filipe, Helena Isabel e Zé Lopes. Todos os comentadores concordaram que tinha de ser feita a advertência e que o assunto é sério, mostrando-se preocupados com a reação da família de Ricardo, mas é de notar a discórdia entre Helena Isabel e Zé Lopes. Enquanto a ex-concorrente da "Casa dos Segredos" defendeu que as críticas ao jovem concorrente foram demasiado duras, Zé Lopes defendeu a importância dessas mesmas críticas, sugerindo que o tema em questão não deve ser tratado com leviandade.

Já nas redes sociais, a maioria não tem dúvida de que Ricardo deveria ser sancionado e que o comentário foi condenável, havendo mesmo um grande número de internautas que defende a expulsão do concorrente.

Assista, agora, aos vídeos, para conhecer as múltiplas reações.