1. Natal é...
... reunião de família.
2. Qual é a memória mais especial que guarda do Natal?
É aquela em que a Francisca abriu os presentes pela primeira vez, percebendo que era o dia de Natal. Devia ter uns três anos.
3. O que é que costuma comer na noite de Consoada e qual o doce favorito?
Perú, bacalhau, arroz doce... O meu doce preferido é tudo o que tem doce de ovos. Adoro tudo o que tem doce de ovos.
4. Quantos presentes costuma oferecer e quantos recebe? Pensa e compra com antecedência ou é tudo à última hora? Tenta oferecer sempre presentes personalizados?
Compro para a família e para os amigos. Agora, compro menos presentes, até porque há menos crianças, por isso, compro só para a família mais chegada e alguns amigos. Mas, há uns anos, eram muitos. Entre filha, pais, irmãos, tios, primos e amigos. Compro os presentes com muita antecedência, normalmente, e, depois, fica tudo trocado. Aquele que era para a mãe, afinal, passa para a tia... da tia passa para a avô... da avô para o primo. No final, acabo sempre por ter que voltar a comprar mais presentes... Tento, normalmente, comprar coisas diferentes de ano para ano. Por exemplo, houve um ano em que achei giro dar umas mantas engraçadas a toda a gente e houve outro ano em que preferi dar um saco de água quente [risos].
5. Para quem é o presente de Natal mais difícil/especial de escolher?
O presente mais difícil é sempre o da minha filha, porque ela é muito esquisita, sobretudo a nível de roupa. Mas fico sempre com a esperança de que ela possa trocar [risos].
6. Qual é o presente de Natal ideal para si?
Ter a família reunida. Não há nada melhor.
7. Costuma fazer a árvore de Natal? Sozinha ou com ajuda?
Sempre. E, este ano, tive um milagre de Natal. A minha filha e sobrinha - que não têm pachorra nenhuma para as decorações de Natal - fizeram-me uma surpresa e montaram a árvore de Natal. Depois, só tive de ir lá dar uns retoques, porque senti ali uma falta de paciência imensa, mas imensa generosidade. [risos].
8. Quem é que se costuma vestir de Pai Natal? Até quando acreditou?
O próprio Pai Natal. Eu jamais me vestiria! Mas o Pai Natal não existe?! [risos].
9. Quando, onde com quem costuma passar o Natal?
Com a minha família. Nos últimos anos, tem sido em minha casa.
10. Qual a sua figura favorita do Presépio?
O Menino Jesus. Adoro o Presépio, faço-o todos os anos e capricho cada vez mais.
11. Como vai ser passado este ano? como foi 2021 e o que espera de 2022
Idêntico ao do ano passado, com menos pessoas, porque, infelizmente, continuamos a viver na realidade da Covid-19.
12. Como foi 2021 e como vai ser 2022?
2021 foi complicado para todos e, portanto, tenho esperança de que 2022 seja melhor. Para mim, a nível profissional, 2022 já vai ser melhor, em relação ao ano passado, porque fui convidada para trabalhar na SIC, o que me deixa muito feliz.