Receitas

Flávio Furtado: "Este prémio é a prova de que tudo o que é feito com o coração vale a pena"

A SELFIE falou, em exclusivo, com Flávio Furtado, a propósito do prémio que o comentador da TVI acaba de receber.

O livro Receitas dos Açores, da autoria de Flávio Furtado, foi selecionando como um dos melhores livros de cozinha do mundo, na categoria "Portuguese", do "Gourmand World Cookbook Awards", os Óscares dos livros de cozinha. O comentador da TVI não podia estar mais radiante com a premiação, cujo galardão receberá, em mãos, no dia 5 de junho de 2021.

"Este prémio não é meu. Este prémio é de todos os açorianos espalhados pelo mundo", disse à SELFIE.

"Estou deveras feliz. Consegui o propósito maior: dar a conhecer uma gastronomia simples, feita por gente simples, mas de coração grande”, acrescentou.

"Este prémio é a prova de que tudo o que é feito com o coração vale a pena", rematou.

Num comunicado enviado às redações, Flávio Furtado disse, ainda: "Este livro [...] foi um tributo à minha terra, às minhas origens, mas, sobretudo, a todas as pessoas que, algum dia, cozinharam para mim. Saber que está entre os melhores do mundo é um orgulho, é gratificante, é o reconhecimento do trabalho de toda uma equipa e, sobretudo, uma merecida homenagem à Praia da Vitória, à ilha Terceira, ao arquipélago dos Açores, à gastronomia e às gentes açorianas."

"Não sou Chef, longe disso, sou um curioso. Para mim, a cozinha é um laboratório, onde gosto de me aventurar nas lides gastronómicas. E a cozinha açoriana está, infindavelmente, presente, é a base de tudo aquilo que faço. E a maioria dos amigos diz que, até, faço bem", lê-se, ainda, em nota.

Recorde-se que o livro Receitas dos Açores foi lançado em fevereiro do ano passado, no dia 20 de fevereiro de 2020, e o prefácio é assinado por Manuel Luís Goucha.

Patrocinados