urlvisit

Tony Carreira: o luto, o regresso aos palcos e o contrato com a TVI

A entrevista a Tony Carreira na íntegra
Tony Carreira e os filhos vibram com golo de Cristiano Ronaldo
Tony Carreira prepara receita de "ovos mimosa" para Laura Figueiredo
José Alberto Carvalho entrevista Tony Carreira
A amizade de Dolores Aveiro e Tony Carreira

No "Jornal das 8", José Alberto Carvalho entrevistou Tony Carreira, numa conversa intimista, na qual o percorreu os momentos mais marcantes da vida do músico.

Depois de ter sido anunciado que Tony Carreira assinou um contrato de exclusividade com a TVI, o músico deu uma entrevista a José Alberto Carvalho, que foi emitida no "Jornal das 8", da passada quinta-feira, dia 7.

Sobre esta parceria, o cantor revelou: "No meu regresso, há projetos que tenho na minha cabeça que gostava de concretizar, e quem me deu as melhores condições artísticas para concretizar esses projetos foi a TVI."

Depois da morte da filha, Sara Carreira, Tony Carreira diz ter sido tratado de uma forma excecional pelo canal de Quluz de Baixo. "Eu fui sincero com o canal e disse: "Eu não estou em condições de trabalhar, estão completamente à vontade para romper este contrato [...] e amigos como dantes", contou o cantor, antes de desvendar a resposta da TVI: "Quando sentires que estás em condições de trabalhar e quando te apetecer trabalhar, começamos."

Durante a conversa, o cantor contou que, em breve, vai lançar um novo álbum e que já tem planeada uma digressão nacional e internacional, que passará pelos Estados Unidos da América, Canadá, França, Bélgica e Suíça.

"A minha dor é igual à deles [pais que perderam filhos], mas a música tem uma cena mágica. O meu refúgio nesta dor foi o estúdio, foi lá que eu me fechei, por vezes, para chorar", confessou, acrescentando: "Espero que o palco e os aplausos me façam bem. Para já, o regresso foi por amor à música. Com mais convicção do que nunca, aquilo que cada vez mais me apetece fazer é música. Onde encontro alguma felicidade é na música."

Durante a conversa, o cantor falou, ainda, sobre a filha, Sara Carreira, que morreu num acidente de viação, a 5 de dezembro de 2020. "Quando estou em palco, ainda hoje, tento procurar um sinal da minha filha, qualquer coisa", confidenciou Tony Carreira a José Alberto Carvalho.

"Há momentos muito difíceis, porque esta perda é uma coisa que jamais vou superar, isso já sei", assumiu Tony Carreira, que contou que continua sem saber nada acerca do inquérito do acidente, e que lhe foi dada uma previsão para que tal esteja resolvido de três, quatro anos: "Eu acho desumano."

"Agarro-me àquilo que posso. Se vejo passar uma borboleta, quero acreditar que é um sinal dela. Agarro-me a certas coisas que, pontualmente, me fazem bem, e claro que tenho momentos em que caio, e é possível que eu esteja em palco e que me aconteça. Tudo é possível", afirmou o cantor.

No final, José Alberto Carvalho leu um texto do músico Nick Cave, que também perdeu um filho de 15 anos, e que deixou o jornalista e o músico emocionados.

"Tenho os pensamentos, que são meus, mas que entram aí dentro. Depois da partida da minha filha, porque eu não gosto de chamar de morte, depois disso, tenho que me erguer, por mais que doa, tenho que me erguer. E assim será. Quero acreditar piamente que, um dia, vou estar com ela", concluiu Tony Carreira.

Veja, agora, a entrevista de José Alberto Carvalho a Tony Carreira.