TVI

Após duas operações ao coração, Helena Sacadura Cabral é homenageada pelo filho, Paulo Portas

Helena Sacadura Cabral foi convidada do programa "Dia de Cristina" e esteve à conversa com Cristina Ferreira.

  • 8 out 2020, 12:33
Redação

O programa de Cristina Ferreira sofreu alterações de última hora, "devido a problemas técnicos", mas a apresentadora rumou ao estúdio do "Você Na TV" e conseguiu que o alinhamento se mantivesse. Ainda da parte da manhã, recebeu Helena Sacadura Cabral.

A economista, de 85 anos, que, recentemente, foi submetida a duas operações ao coração, foi surpreendida com uma série de mensagens de admiração e respeito, em especial, uma mensagem do filho Paulo Portas, que a deixou particularmente emocionada.

"Tanto eu como o meu irmão Miguel fomos muito bem educados pelos nossos pais, no caso concreto, pela nossa mãe. Durante este tempo de pandemia, que ainda não terminou, a minha maior preocupação foi a saúde dos meus pais, por razões diferentes. Houve um momento, em junho ou julho, em que a minha mãe chegou à conclusão de que tinha de fazer uma coisa que ela, há bastantes anos, evitava: tinha de fazer duas operações ao coração, seguidas. E eu fiquei impressionadíssimo com a força da natureza que ela tem e a força da fé. Tomara eu, com 85 anos, ter aquela força. Esta capacidade, este suplemento de alma que ela tem, que é feito de fé, de força, de vontade de viver e de boa disposição. Eu bem sei o que sofri naquelas horas em que estava à espera do resultado das operações. Acho que ela sofreu muito", disse Paulo Portas.

Emocionada com a mensagem do filho, Helena Sacadura Cabral afirmou: "Acho que eduquei bem os meus filhos e acho que, no saldo da vida, naquilo que eu passei, e tive desgostos grandes, - perder um filho é o maior desgosto que se pode ter na vida, não há nada igual - mesmo assim, aprendi que a vida me deu mais do que aquilo que perdi."

Já sobre o pai dos filhos, a economista confessou: "O pai dos meus filhos é a pessoa com quem sonhei construir uma vida, um caminho, e ter filhos. E, se não fosse possível, não me passaria pela cabeça ter filhos de mais ninguém. Os filhos foram com o Nuno e foram, como diz a canção, 'gostosamente feitos'. Uma coisa é a gente amar, outra coisa é a gente satisfazer necessidades... A pessoa que venha a seguir sabe perfeitamente que não vai ocupar o lugar da outra, se for inteligente."

A propósito desta afirmação, recordou o padrasto, que foi casado com a mãe, durante 48 anos: "O meu pai morreu e tive um padrasto, que foi a melhor pessoa que podia ter conhecido. Disse-me sempre: 'Eu não vou ser vosso pai, vou ser o vosso melhor amigo.' E foi o nosso melhor amigo, até ao último suspiro. Poderia dizer que foi um pai, mas não foi, foi o nosso melhor amigo, aquele que estava ali, sempre, para nos defender e apoiar. Foi impecável. Tive uma sorte enorme."

Questionada por Cristina Ferreira sobre se tenciona reformar-se, Helena Sacadura Cabral respondeu, sem hesitar: "Ainda vou fazer umas coisinhas, tenho umas ideias e parece-me que não terá a ver com livros. O segredo é a alma do negócio. Ainda vou fazer umas 'perninhas' por aí."

Por último, a mãe de Paulo Portas deixou, ainda, uma mensagem à apresentadora: "Creio que não terás dúvidas de que terás, sempre, ao teu lado, a minha solidariedade."

Não se esqueça de ver os vídeos!

Relacionados

Patrocinados