Nacional

Cancro leva Xana Toc Toc a por fim ao projeto: "Não consigo fazer concertos"

A cantora Xana Toc Toc recordou vários episódios relevantes da vida pessoal, incluindo o falecimento da progenitora e o momento em que descobriu que tinha cancro.

  • 27 fev 2021, 17:18
Xana Toc Toc
Xana Toc Toc

Numa entrevista intimista, Xana Abreu, mais conhecida como Xana Toc Toc, recordou o começo deste projeto dedicado aos mais pequenos, que coincidiu com um momento desafiante a nível pessoal: o diagnóstico de um cancro na mama. Na mesma altura, a mãe de Xana Toc Toc enfrentava o mesmo problema de saúde.

"Comecei a sentir uma dor na mama. Com o caso da minha mãe, ficava preocupada, mas sempre ouvi que, se tinha dores, não era cancro, então, fiquei sempre um bocadinho relaxada, até que resolvi ir ver o que era. Fui ao IPO e houve um médico que me disse: 'Isto é assim, o seu cancro está a evoluir monstruosamente, dia após dia, e, para a semana, se calhar já não está cá. Mas vai ficar em lista de espera, se calhar, um mês e meio, para ser operada'. Como estava sem dinheiro, na altura, porque estava a investir num projeto sem retorno financeiro, tinha acabado com o meu seguro de saúde e saí do hospital a chorar, em pânico, e a dizer: 'Chegou a minha hora'", começou por recordar.

Contudo, Xana Toc Toc decidiu recorrer a um hospital privado e contou com a ajuda de uma médica que não só a submeteu a uma série de exames, mas, também, se propôs a operar a cantora, mesmo que Xana Toc Toc não tivesse dinheiro.

A artista infantil recordou, também, que tentou esconder o problema de saúde da mãe, até que houve um dia em que teve de contar tudo à progenitora: "Vi, nos olhos dela, que a última coisa que ela queria na vida era que a sua filha querida tivesse cancro. Partiu dias depois. Piorou significante e partiu. No velório dela, uma amiga dela chegou ao pé de mim e disse-me que a minha mãe partiu com um grande desgosto no coração. E, até hoje, sinto essa culpa e essa dúvida: será que lhe devia ter dito?"

"Ironicamente, o dia em que eu estava a ser operada foi o dia em que o meu disco da Xana Toc Toc foi lançado para as lojas. Não estava cá, estava a passar um período difícil da minha vida", revelou, ainda, em conversa com Daniel Oliveira.

O cancro deixou a artista com uma invalidez de 73%, mas, mesmo assim, Xana Abreu nunca parou: "Só eu sei a dificuldade que tive em dar muitos dos meus concertos, só eu sei a quantidade de vezes em que pensei que era desta, que era naquele palco que ia desta para melhor. Durante estes anos, estive em fase de negação, porque quero passar uma borracha nisto tudo, porque, também, acho que as pessoas não têm de estar a levar com a minha desgraça. Gosto de mostrar que sou uma pessoa saudável e feliz e quero transmitir alegria e amor. Mas tenho vindo a aprender outras coisas, nestes últimos anos… Se calhar, sou refém da minha própria construção de personalidade e, se calhar, fazia-me bem pedir ajuda."

Devido a estas questões de saúde, em 2020, Xana Abreu decidiu abandonar o projeto Xana Toc Toc: "Já não tenho saúde e não consigo fazer concertos. Às vezes, no inverno, depois de cada espetáculo, fico duas semanas com três ou quatro viroses em cima, muito cansada, com falta de ar. [...] Por mais que queira, já me esforcei demasiado nestes dez anos, já não consigo mais."

Relacionados

Patrocinados