Participou nas novelas "Saber Amar", "O Teu Olhar" e "Queridas Feras", todas exibidas em 2003, mas foi na série “Morangos Com Açúcar” que Rita Pereira mais se destacou, quando, em 2004, deu vida à rebelde Soraia.
Já em 2005, estreou a novela "Dei-te Quase Tudo", na qual interpretou a personagem Vera Capelo, e, um ano depois, chegou ao pequeno ecrã com a personagem Estrelinha, na novela "Doce Fugitiva". Nesta última, divertiu os portugueses ao desempenhar o papel de uma freira.
Em 2007, fez uma participação especial em "Fascínios", como Kali Basur, e, em 2008, deu vida à protagonista, Alice, em "Feitiço de Amor", ao lado de José Carlos Pereira.
Nas tramas "Meu Amor" (2009) e "Remédio Santo" (2011), interpretou Mel e a vilã Helena, respetivamente.
Entre a primeira edição do programa "Dança Com As Estrelas", em que foi concorrente, e a segunda, a atriz integrou o elenco de "Destinos Cruzados", em 2013. Na pele de Nanda, a atriz contracenou com o falecido ator Rodrigo Menezes, de quem era amiga de longa data.
Mais recentemente, brilhou na pele de Luena, em "A Única Mulher" e como Madalena Alvarenga, em "A Herdeira".
Atualmente, está a gravar a próxima novela da TVI, "Quero É Viver", na qual vai dar vida a Maria Furtado.
Rita Pereira tem, igualmente, apostado na carreira de apresentadora. Ao lado de Pedro Teixeira, a atriz apresentou os programas "Dança com as Estrelas" e "Apanha se Puderes", e tem, também, co-apresentado outros formatos da TVI, como o "Somos Portugal".
Desde verão de 2014, Rita Pereira mantém uma relação com Guillaume Lalung. A 27 de dezembro de 2018 nasceu o primeiro filho do casal: Lonô.