urlvisit

Luís Esparteiro fala sobre "Para Sempre" e recorda "Super Pai"

Luís Esparteiro na SELFIE
Antestreia da novela "Para Sempre"
Conheça o elenco da nova novela da TVI "Para Sempre"
As primeiras imagens das gravações da novela "Para Sempre"

Luís Esparteiro, que dá vida a Bento Menezes, na novela "Para Sempre", recordou a forte relação que criou com as "filhas" da série "Super Pai".

Luís Esparteiro dá vida a Bento Menezes, na novela "Para Sempre", e, no final de um dia de gravações, explicou o que pode o público esperar desta personagem. "É uma pessoa muito conceituada na terra, de uma família antiga, tradicional. Não quer dizer que faça tudo bem…pelo contrário", brincou o ator, revelando que Bento Menezes "tem muitos segredos que se vão descobrindo ao longo da história".

"O Bento Menezes não é uma pessoa linear, em termos de carácter, e isso cria atritos também com a filha, Clara [Inês Castel-Branco], que é a sua grande paixão", acrescenta o ator, antes de desvendar que a personagem acaba por se envolver com a melhor amiga da filha: "O Bento mente muito e mente muito convincentemente. O envolvimento aconteceu pelas circunstâncias, só que ele fez segredo disso e ela também. A Magda [Maya Booth] foi viver para nossa casa quando estava a estudar Medicina, ele sozinho, ela sozinha... e a coisa surgiu. Era uma relação atípica, ele é pai da melhor amiga da filha. Agora, o ter feito segredo piora um bocadinho a situação. Mas o Bento é assim, não conta as coisas. Não há sequer uma relação de paixão. Aconteceu e vai acontecendo até ser descoberta..."

Sobre a forma como preparou a personagem, Luís Esparteiro desvenda: "Eu tiro referências para construir personagens de algumas pessoas que fui conhecendo ao longo da vida, mas, também, da minha experiência pessoal. Tenho de dar o meu cunho às personagens. Se sou eu que estou a interpretar a personagem, seria sempre diferente de outro ator qualquer… A maneira de dizer as coisas, a maneira de vivenciar as situações, é a isso que eu chamo o cunho pessoal. Um bocadinho de nós que entregamos à personagem."

Além do bom ambiente vivido na equipa, Luís Esparteiro destaca o privilégio que teve em conhecer algumas regiões e iguarias minhotas. "É maravilhoso! Fiquei apaixonado por Arcos de Valdevez! O rio Vez é um dos mais lindos da Europa, se não o mais longo da Europa. Os cavalos selvagens… E a cachena? É inesquecível! Tem de se comer. Eu nem sabia que existia, mas a carne da cachena é maravilhosa."

Avô, recentemente, pela segunda vez, Luís Esparteiro viu o número de "netos" triplicar com os bebés de Sofia Arruda e Filipa Maló, que, ao lado de Madalena Brandão, fizeram de filhas do ator na série da TVI "Super pai". "Sou avô em várias frentes", brinca o ator, antes de acrescentar: "A mais nova do 'Super pai' [Filipa Maló] teve agora mais um e o da Sofia [Arruda] fez anos há pouco tempo. É muito giro ao fim de tantos anos ainda haver esta proximidade. Antes da pandemia, costumávamos jantar todos."

Sobre a Covid-19, o ator, que aos 62 anos integra os grupos de risco, diz que grande parte da família teve de lidar com a pandemia: "Os meus irmãos tiveram Covid, o meu filho mais velho e a família, também. Lá em casa nem eu, nem a Vanda [mulher do ator], nem os nossos dois filhos tivemos".

"Estamos a adaptar-nos a métodos novos e é uma questão de hábito. As pessoas moldam-se rapidamente. Tem de se aprender a viver com isto com todos os cuidados. Se tiver de ser é, mas não vou provocar", remata Luís Esparteiro.