urlvisit

José Carlos Pereira fala sobre toxicodependência: "Cheguei a ter vontade de desistir"

José Carlos Pereira: «Cheguei quase a ter vontade de desistir de tudo»
José Carlos Pereira: «Eu não tirava tempo para estar comigo e isso traz consequências»
José Carlos Pereira: «Eu aceito o meu passado, mas nunca o vou esquecer»
José Carlos Pereira: «Lidar com a morte diariamente faz-me pensar na morte dos meus»
José Carlos Pereira na SELFIE

Numa conversa intimista com Manuel Luís Goucha, José Carlos Pereira falou sobre a luta contra a toxicodependência e a forma como lidou com a atenção mediática.

José Carlos Pereira começou por recordar o início da carreira, quando, em 2001, protagonizou a novelada TVI "Anjo Selvagem", e a ascensão mediática, que teve impacto na vida pessoal do, agora, médico.

"Ganhava muito dinheiro com a novela e com produções. Não havia limites, éramos pagos para beber e sair", explicou o ator, de 42 anos, a Manuel Luís Goucha, assumindo: "Tentava aproveitar a vida ao máximo, todas as solicitações que houvesse, eu tentava aproveitá-las."

Depois, José Carlos Pereira explicou como surgiram os problemas de toxicodependência: "Tem a ver com os fins de semana, escapatória ao trabalho. [...] Sair com os amigos, mais um copo com os amigos... Começou a descambar, cada vez mais. Comecei a cair ao estilo dominó. [...] Era uma vida de festa. É uma ideia errada do que é a felicidade, a sensação de prazer e ilusão de prazer."

O ator revelou, ainda, que os pais sofreram muito com a situação: "Os meus pais lidaram com muita dor. Tenho a certeza de que sofreram muito. Tenho uns pais maravilhosos. Um dia, disseram: 'Não, não vou compactuar mais com isto'."

Atualmente recuperado, José Carlos Pereira assumiu o momento em que percebeu que tinha de mudar de vida: "Comecei a parar, a olhar para a vida para ver o que estava a perder. Deus foi-me mostrando. Deus ou o Universo. [...] Cada vez que eu estava a 'pecar', as portas, imediatamente, fechavam-se. [...] [Perceber isso] foi a principal chave da minha solução."

O ator lamentou, também, o contributo negativo que a atenção mediática teve na recuperação da toxicodependência: "Quando já estás arrasado, ainda te estão a espezinhar por cima. Cheguei quase a ter vontade de desistir. Tive vontade de abandonar tudo."

Recorde-se que José Carlos Pereira prepara-se para ser pai de um menino, fruto da relação com Inês Góis. O ator já tem um filho, Salvador, de quatro anos, de um relacionamento anterior com Liliana Aguiar.

Veja, agora, os vídeos da conversa de José Carlos Pereira com Manuel Luís Goucha.